O combate ao mosquito Aedes aegypti continua em Venda Nova, na região serrana do Estado. Transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e do temido zika, o inseto se reproduz em meio à água parada, portanto, acabar com os focos do mosquito é questão de saúde pública.
De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde de Venda Nova, Silvio Satlher, do início do ano até agora, foram 78 casos suspeitos de dengue e 11 casos confirmados. Não há mais nenhum caso suspeito de zika vírus, a não ser aquele que foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde em novembro. ”Mas o trabalho não pode parar, pois o mosquito transmissor existe na cidade”, contou o coordenador.
Ele informou que na próxima semana já está prevista uma passeata, possivelmente na sexta-feira, para alertar a população contra os perigos de deixar água parada nos quintais e residências. Será feita também panfletagem.
“Iremos também de distribuir folhetos, explicando como eliminar os focos do mosquito. Além disso, haverá uma palestra no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi sobre o assunto. A data ainda será definida e assim que a programação estiver fechada, divulgaremos aqui no site oficial da prefeitura”, disse Satlher, para a Rádio FMZ.