Eduardo Antunes
“População de origem europeia é mais suscetível a desenvolver melanomas – descendentes de alemães e italianos devem evitar exposição ao sol sem proteção”
Com a chegada do verão na próxima semana, o município de Marechal Floriano lança, junto ao Instituto Mais Saúde, a campanha “Dezembro Laranja” que conscientiza a população do município a sobre a prevenção ao câncer de pele.
As descendências alemã e italiana, predominantes na população da cidade, torna o cuidado ainda mais importante, uma vez que pessoas de pele branca possuem menos melanina – proteína que protege a pele dos raios solares e promove a coloração, além da pele, dos cabelos e olhos.
Os panfletos da campanha possuem orientações como: usar filtro solar com fator de proteção acima de 30, usar chapéus e camisetas e evitar a exposição excessiva ao sol durante o período entre 10 e 16 horas.
A atenção com o aparecimento de pintas ou manchas na pele também é importante para um diagnóstico em fase inicial. Em caso de suspeita de melanoma “câncer de pele”, o cidadão deve procurar atendimento médico mais próximo de sua residência e ser encaminhado ao dermatologista, que fará um diagnóstico mais preciso e o tratamento, caso seja necessário.