terça-feira,
12 de novembro de 2024

Onda de violência: Venda Nova registra cinco roubos em apenas cinco dias

Com informação da Fernanda Zandonadi/Rádio FMZ.

Uma onda de roubos tem assustados os comerciantes e moradores de Venda Nova do Imigrante. Na madrugada de segunda-feira (11), homens invadiram um mercado na Avenida Ângelo Altoé e levaram o dinheiro das vendas do final de semana do estabelecimento.  Fontes informaram que cinco homens  arrombaram uma báscula do local para efetuar o roubo. Os ladrões levaram até mesmo o computador que armazenava as imagens de segurança da loja e a polícia busca agora imagens feitas por outros estabelecimentos que ficam próximos ao comércio a fim de idenficar os criminosos.

Já na segunda-feira (12), uma mercearia em Alto Caxixe, Venda Nova, foi assaltada  às 10h. Segundo testemunhas, dois homens de moto pararam em frente ao estabelecimento, renderam o caixa e levaram o dinheiro. Eles estavam armados.

Já na sexta-feira (8), o arrombamento foi na Igreja Católica São Francisco de Assis, no Camargo.  Os bandidos teriam entrado pelo andar superior, que estava com a porta arrombada.  Foram levados televisor, aparelho de DVD, bebedouro elétrico e caixa acústica. Os ladrões ainda quebraram vários objetos do local.

Outros roubos

A situação é ainda mais grave. Na manhã desta segunda-feira (11), foram arrombados um escritório de advocacia, próximo ao Fórum de Venda Nova, além de um apartamento na Avenida Domingos Perim. Do escritório levaram um computador e do apartamento, vários objetos de valor, incluindo jóias.

Na semana passada, mais um susto. Em apenas um prédio, que fica no Bairro São Pedro, três apartamentos foram arrombados. Os moradores estavam na praia, portanto não foi possível precisar a data exata do roubo.

Polícia

Segundo o comandante da Polícia Militar de Venda Nova do Imigrante, tenente Alcino Cristo, o roubo ao mercado na Avenida Ângelo Altoé, pelos relatos, pareceu premeditado. “Os homens entraram, desligaram o alarme, tiraram o computador que gravava as imagens. Quer dizer, sabiam de tudo. Mas dizer que é uma quadrilha que tem efetuado todos os crimes é difícil”, afirma.

Sobre a ronda preventiva dos policiais, o tenente afirma que muitos dos crimes são cometidos em horários avançados e são premeditados. “É difícil prevenir um crime desse.  Muitos moradores estão de férias, em balneários, há muitos imóveis vazios. Além disso, há poucas denúncias sobre suspeitos em Venda Nova, quer dizer, não há a cultura de ligar para a polícia quando se vê um carro desconhecido rondando uma casa, por exemplo. Nosso pedido é: se alguém ver algo estranho, ligue para o 190 que iremos averiguar”.

Videomonitoramento

Uma das medidas que poderiam prevenir esse tipo de crime, segundo o tenente Alcino Cristo, é a instalação de câmeras de videomonitoramento nas ruas da cidade. “As imagens que temos nas câmeras de segurança particulares são ruins, não dá para ver a identidade das pessoas em muitos casos. E a instalação dessas câmeras de segurança já estão sendo discutidas há muito tempo”, relatou o tenente.

Uma proposta de instalação dos equipamentos nas ruas da cidade foi apresentada pela Prefeitura à Câmara de Vereadores de Venda Nova. A ideia é que o Legislativo fizesse o repasse de aproximadamente R$ 60 mil para a compra dos  equipamentos. A discussão começou em agosto do ano passado, mas ainda não há uma definição de quando o item de segurança estará nas ruas do município.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Venda Nova, João Paulo Schettino Mineti,  após reunião com a promotoria de Justiça, ficou definido que o projeto precisaria ser  mais detalhado. “Há o impasse se as câmeras serão de videomonitoramento, ou seja, com acompanhamento em tempo real por um profissional, ou não.  Visitamos algumas prefeituras que já adotaram a medida, como Guarapari e Itapemirim e verificamos que ter alguém atrás das câmeras é muito mais eficaz. Sem o monitoramento, o resultado não é o mesmo. Mas estamos dispostos a fazer o repasse, achamos importante contribuir, mas é preciso um projeto com pontos em que serão instaladas as câmeras, quem vai monitorar e como será feito isso”, ressalta Mineti.

De acordo com o chefe de gabinete da Prefeitura de Venda Nova e secretário-executivo do  Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) , José Manoel Almeida Bolzan,  “o projeto de instalação das câmeras já havia sido definido pela equipe técnica da Polícia Militar e  chegou a ser apresentado em uma reunião do GGIM. Lamentavelmente ,o presidente da Câmara não estava presente nessa e nas reuniões seguintes, estando o projeto à disposição dos membros do GGIM para qualquer alteração na instalação dos equipamentos. Atuamente, o grupo apenas aguarda a comunicação oficial por parte da Câmara a respeito da  colaboração“.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *