Com dois projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, Marechal Floriano é finalista do IX Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Concorrendo em duas categorias, o município tem grandes chances de se classificar para a etapa nacional.
No último dia 26, os consultores do Sebrae que compõem a comissão julgadora estiveram em Marechal Floriano para fazer a visita técnica. A avaliação foi feita pelo Secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho e por Luciano de Campos Ferraz, da Federação de Agricultura do Espírito Santo (FAES).
Marechal Floriano concorre na categoria “Pequenos Negócios no Campo”, com o Projeto de Melhoramento da Cultura do Alface (projeto piloto no Estado), e na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, com o Curso Técnico em Agropecuária (em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Victório Bravim).
“Temos chances muito grandes de participar da etapa nacional. Conseguimos produzir alface sem o uso de agrotóxico. Não chega a ser uma cultura orgânica, mas estamos caminhando para isso. Fizemos um trabalho de recuperação do solo e uso racional da irrigação. Também pesquisamos e produzimos as variedades de alface mais adequadas para cada época do ano. Com isso, realizamos um controle integrado de pragas e doenças, levando a quase zero o uso do produto fitosanitário”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Ubaldino Saraiva.
A inovação do curso Técnico em Agropecuária está no funcionamento, que acontece de forma itinerante. As aulas práticas são realizadas em 20 propriedades cadastradas, que aderiram ao projeto. “Fazemos unidades demonstrativas, em parceria com o produtor rural, que serve para laboratório de estudos para os alunos. Por isso, o custo para manter o curso é muito baixo. Os alunos cursam o Ensino Médio na Escola Estadual Victório Bravim, em Araguaia, que tem parceria com a prefeitura, e fazem as aulas práticas nas propriedades. Eles concluem o Ensino Médio e já saem formados em Técnico em Agropecuária”, frisou o secretário.
Para o prefeito Lidiney Gobbi, o prêmio só vem para mostrar o sucesso desse projeto. “A oportunidade que esses alunos estão tendo vai mudar a vida deles. Eles terão um futuro diferente. É por isso que todos nós somos vitoriosos”, ressaltou.
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é concedido a gestores que tenham realizado projetos, com resultados comprovados, para estimular o surgimento e o desenvolvimento de pequenos negócios, contribuindo, efetivamente, para o desenvolvimento econômico e social do município.