A cafeicultura, uma das principais e mais tradicionais atividades agrícolas de Domingos Martins, foi tema de um encontro com mais de 100 agricultores familiares e produtores rurais em Ponto Alto, em Domingos Martins. A iniciativa foi do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do escritório local do município.
Sobre o tema “Café com sustentabilidade” os agricultores puderam debater o desenvolvimento do cultivo, o manejo da produção e as perspectivas de mercado, além da apresentação da proposta do Concurso de Café de Domingos Martins.
A programação contemplou a apresentação de ações desenvolvidas pelo poder público para o fortalecimento da atividade no município. O técnico do Incaper Marcos Teixeira falou sobre procedência, causas e formas de evitar defeitos na produção de café, com ênfase no processo de colheita e pós-colheita e agregação de valor.
A tendência dos cafés especiais e os casos de sucesso também foram temas de palestras com o agricultor de Domingos Martins, Adriano Orlando Wruck. Já o presidente do Centro do Comércio do Café de Vitória, Jorge Luiz Nicchio, apresentou a situação atual do mercado do café.
Encerrando a programação do “Café com sustentabilidade”, o secretário de Desenvolvimento Rural lançou a proposta do Concurso de Café de Domingos Martins, que irá avaliar e premiar os melhores cafés produzidos no município. A premiação tem data prevista para 11 de novembro.
A economista doméstica e chefe do escritório local, Vera Lucia Martins Santos, salientou que a ideia surgiu de uma demanda dos agricultores alunos do “Curso de Produtor Informado”, que está acontecendo em Domingos Martins e está no 4º módulo. O curso faz parte do Programa Café Sustentável. O Projeto visa a capacitar, por meio de cursos, os cafeicultores de Conilon e Arábica interessados em melhorar a gestão de suas propriedades e a qualidade do café.