“Jonatan Santana Marinho foi preso em casa, em Guarapari, e confessou ter participado do crime com dois comparsas, que seguem foragidos. Assalto aconteceu no último dia 23”.
A polícia prendeu um dos suspeitos de assaltarem uma casa na região de Pedra Azul, em Domingos Martins, região serrana do Estado. Jonatan Santana Marinho, de 19 anos, foi preso em casa, em Guarapari, na última quinta-feira (12), mas a polícia só divulgou a realização da operação nesta quarta (18). Outros dois suspeitos de cometerem o crime, há pouco menos de um mês, continuam foragidos.
Jonatan foi preso no início da manhã, na casa em que mora com a família, no bairro Camurugi, durante operação conjunta das polícias Civil e Militar de Domingos Martins e de Guarapari. Segundo a polícia, no momento da prisão, o rapaz estava dormindo sobre o revólver que teria sido utilizado no assalto em Pedra Azul.
A arma, carregada com seis munições intactas, estava embaixo da barriga de Jonatan. Ela foi apreendida, juntamente com sete munições que foram encontradas dentro de uma sacola. Além disso, a polícia encontrou com o suspeito dois pássaros silvestres, que também foram recolhidos.
Contra o rapaz, havia um mandado de busca e apreensão, por causa de um notebook e um celular que ele teria roubado durante o assalto. No entanto, segundo a polícia, como o revólver apreendido não fazia parte do mandado judicial, Jonatan foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma.
Já o material que teria sido levado durante o roubo em Pedra Azul não foi localizado. Aos policiais, o suspeito disse que chegou a ficar com o celular, mas acabou perdendo-o.
Jonatan foi conduzido para a Delegacia de Pedra Azul, onde prestou depoimento e confessou ter participado do assalto. Ele disse que o grupo utilizou duas motos para praticar o crime. Os bandidos teriam saído de Guarapari, em direção a Pedra Azul, passando por estradas desertas, justamento para fugir da fiscalização da polícia.
Ainda segundo a polícia, Jonatan já possui diversas passagens pela Justiça, inclusive quando era menor, por crimes como tentativa de homicídio, porte ilegal de arma, roubo e tráfico de drogas. Ele foi conduzido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarapari.
O crime
O assalto do qual o rapaz teria participado aconteceu no início da madrugada do dia 23 de abril, por volta das 0h05. Segundo a polícia, três criminosos participaram da ação.
Dois deles teriam entrado armados e encapuzados em uma residência, localizada às margens da Rodovia Geraldo Sartório (ES-164), e rendido o casal de moradores. Ainda de acordo com a polícia, foram roubados um notebook, um celular e dinheiro.
As investigações continuam e a polícia está atrás dos outros dois participantes do assalto. Quem tiver qualquer informação que possa ajudar o trabalho da polícia deve entrar em contato com o disque-denúncia, pelo telefone 181. Não é preciso se identificar