A coleta seletiva em Domingos Martins apresenta seus primeiros resultados em pouco mais de cinco meses de implantação do novo sistema de recolhimento e triagem. Em média, o total mensal de material reciclável retirado das ruas é de 10 toneladas, ou seja, 10 mil quilos de resíduos que ganharão uma nova destinação para reuso.
Todo o material coletado em Campinho (incluindo Vila Verde, Curva dos Morais), Soído e Santa Isabel (incluindo o Vale da Estação) é destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCDM), em Ponto Alto. Os membros da Associação, por sua vez, são responsáveis por separar e destinar adequadamente para venda e reciclagem. Todo o valor obtido com os materiais é utilizado para as despesas da Associação.
“A população já tem nos auxiliado no processo de separação. Entretanto, ainda precisamos de maior envolvimento de todos para podermos chegar ao processo ideal. Com mais pessoas engajadas, podemos aumentar o percentual de materiais levados para a Associação e consequentemente diminuir o total de resíduos enviados para aterros. Ainda podemos potencializar a eficiência da coleta, com apoio dos munícipes”, afirmou a secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
Para isso, é preciso que cada cidadão coopere, separando adequadamente o que é passível de reciclagem, armazenando nas sacolas especificadas e depositando nas ruas para coleta no horário estipulado (após as 17h)