Rael Sérgio/Notícia Capixaba
A Justiça Eleitoral encerrou às 19h desta segunda-feira (15) o prazo para que partidos e coligações fizessem o registro de candidaturas dos escolhidos para concorrer às eleições, onde serão disputados os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Em Marechal Floriano, segundo informação do vereador João Cabral Rodrigues Conciglieri, o Cabral, que compõe a chapa da oposição, o deputado estadual João Carlos Lorenzoni (PP), o Cacau, confirmou seu registro no Cartório Eleitoral de Domingos Martins. Com essa confirmação, a disputa promete ser acirrada da “cria contra o criador”.
Lidiney x Cacau
O candidato à reeleição, e com grande popularidade na cidade, Lidiney Gobbi (PMDB), saiu das asas dos Lorenzoni, e seguiu um rumo próprio. Com essa filosofia, ele conseguiu chegar ao topo, de ser prefeito do município das orquídeas.
Com um currículo de tirar o chapéu, Cacau Lorenzoni que também tem popularidade no município serrano, já foi vereador, prefeito por dois mandatos consecutivos e está no segundo mandato como Deputado Estadual.
A disputa entre os dois que promete ser a mais disputada da história de Marechal Floriano, vai ficar nesse cenário. A oposição diz que, “para quem está no poder, a situação parece não estar muito boa em função de problemas com o caixa, que contribuem para uma queda de popularidade. Porém, como o resultado das urnas e da Justiça são sempre considerados imprevisíveis, a única certeza mesmo é que a disputa vai ser acirrada”.
Como avaliam os especialistas na área do direito eleitoral, que as eleições deste ano, serão as eleições decididas na justiça. À disputa em Marechal Floriano dá um tom mais intenso ao pleito, prometendo ser também acirrada nas denúncias eleitorais.
A propaganda eleitoral para o pleito de outubro passa a ser permitida na internet e nas ruas a partir de hoje (16), e de acordo com a Lei Eleitoral, os candidatos podem participar de carreatas, distribuir panfletos e usar carros de som de 8h às 22h. Também estão permitidos comícios das 8h às 24h.