quinta-feira,
30 de maio de 2024

Prefeitura de Cachoeiro abre 150 vagas para cursos gratuitos de Libras

Foto: Márcia Leal/PMCI

 

Redação

 

Nesta quinta-feira (5), a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim lançará editais para cursos gratuitos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltados a educadores da rede municipal de ensino e, também, ao público externo. Serão disponibilizadas 50 vagas para cada nível: básico, intermediário e avançado.

 

Os interessados poderão se inscrever de sexta-feira (6) a domingo (8), por meio do link: . Os candidatos serão classificados por ordem de inscrição.

 

O objetivo das formações é oportunizar aos participantes conhecimento mais amplo e aprofundado em Libras, promovendo, assim, o aumento de interações entre as comunidades surda e ouvinte. Para os profissionais da educação, especificamente, a capacitação será uma oportunidade para aperfeiçoar a assistência ao aluno surdo ou com perda auditiva.

 

Os cursos também visam difundir e fomentar a Libras, que é a primeira língua da população surda e o segundo idioma oficial do Brasil.

 

As formações apresentarão carga horária total de 120h e os encontros serão realizados de março a julho deste ano. O curso básico apresentará conteúdos como “Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais” e “Intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”. Nos níveis intermediário e avançado, as temáticas serão: “Aprofundamento da Língua Brasileira de Sinais” e “Aprofundamento da intermediação na comunicação entre surdos/ouvintes”.

 

No primeiro encontro dos cursos, os participantes deverão levar documentos para efetivação da inscrição, como cópias do documento de identidade, do comprovante de residência e declaração de vínculo empregatício na rede pública municipal de ensino (para professores lotados na Seme).

 

Além disso, aqueles que se candidatarem para os níveis intermediário e avançado terão de passar por avaliação prática para comprovar o domínio básico e médio, respectivamente, em Libras.

 

Mais de 550 pessoas capacitadas em Libras

 

Nos últimos três anos, os cursos de libras oferecidos pela Seme já capacitaram 550 pessoas, nos três níveis, entre profissionais da rede municipal e público externo.

 

“Sabemos como são importantes as formações iniciais e continuadas que atendem às necessidades de nossos estudantes e professores, visando medidas capazes de abranger o direito de todos”, ressalta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

 

Para mais informações e acesso aos editais, basta acessar o site da Prefeitura de Cachoeiro: cachoeiro.es.gov.br/editais.

 

Confira o cronograma

 

LIBRAS – Nível Básico

 

Inscrição: 06 a 08 de março
Resultado dos classificados: 20 de março
Início do curso: 23 de março
Término do curso: 06 de julho

 

LIBRAS – Nível Intermediário

 

Inscrição: 06 a 08 de março
Resultado dos classificados: 09 de março
Avaliação: 11 de março
Início do curso: 17 de março
Término do curso: 16 de junho

 

LIBRAS – Nível Avançado

 

Inscrição: 06 a 08 de março
Resultado dos classificados: 09 de março
Avaliação: 12 de março
Início do curso: 19 de março
Término do curso: 25 de junho

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *