segunda-feira,
24 de junho de 2024

Sobe para 4 o número de casos confirmados de coronavírus, e Secretaria da Saúde confirma primeiro caso de transmissão local em território capixaba

Foto: Sesa/Divulgação

 

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), contabilizou , neste sábado (14), dois novos casos de COVID-19, somando quatro casos confirmados. São 98 casos suspeitos da doença. Dos 156 casos notificados com suspeita do novo coronavírus em todo o Estado até o momento, 54 foram descartados.

 

A Secretaria da Saúde e do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-COVID-19), confirmou que registrou o primeiro caso de transmissão local no Espírito Santo. Dos dois casos de COVID-19 confirmados neste sábado (14), um é decorrente de transmissão local. 

 

Ficam definidos, assim, os municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, todos da Região Metropolitana de Saúde, mais o município de Linhares, da Região Central de Saúde, como áreas com transmissão local do novo coronavírus.

 

Este novo momento, segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, já era previsto. Ele lembrou que o Estado, diante da criação de uma Sala de Situação, apresentada nessa sexta-feira (13), em coletiva junto ao governador Renato Casagrande e demais secretários, vai atualizar as orientações diariamente. O secretário ressaltou que podem ser adotadas medidas mais enérgicas caso surjam novas situações de transmissão comunitária.

 

Como prevenir

 

Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *