Foto: US Food and Drug Administration
Por Redação do portal Notícia Capixaba
Com a “Onda do coronavírus”, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), contabilizou, nesta segunda-feira (16), um total de 134 casos suspeitos de Covid-19. Dos 219 casos notificados com suspeita do novo coronavírus em todo o Estado até o momento, 77 foram descartados e oito foram confirmados.
Em Cachoeiro, cinco casos suspeitos de infecção foram comunicados à vigilância epidemiológica. A informação foi confirmada, nesta segunda-feira (16), pela assessoria da Unimed Sul Capixaba, onde os pacientes foram atendidos.
Por meio de nota, a Unimed Sul Capixaba informa que registrou cinco casos que preencheram os critérios do Ministério da Saúde para suspeita de infecção por coronavírus, atendidos no Pronto-socorro do Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim.
Os casos foram prontamente comunicados à vigilância epidemiológica e aguardam resultados de exames, tendo os pacientes recebido as devidas orientações conforme as regras do Ministério da Saúde, estando em repouso domiciliar.
Já em Vargem Alta, uma mulher, que foi atendida no Pronto Atendimento, estava no estado de São Paulo e havia retornado para o município há alguns dias, apresentando o quadro infeccioso diagnosticado como suspeita de coronavírus após atendimento médico.
Ela recebeu atendimento conforme protocolo do Ministério da Saúde, e foi orientada ficar em isolamento domiciliar, até o resultado do exame para confirmar ou negar a contaminação.
Devido essa onda, o governador do Espírito Santo, anunciou a suspensão das aulas das escolas da Rede Pública Estadual a partir dessa terça-feira (17). A decisão também se baseou no Decreto de Estado de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo, publicado nesta data no Diário Oficial.
De acordo com o governador, as escolas permanecem abertas até a próxima sexta-feira (20), com a presença dos diretores, prestando as orientações e adequações necessárias.
Já a partir da próxima segunda-feira (23), as unidades estarão fechadas. Ele explica que a antecipação dos 15 dias das férias escolares de julho neste momento visa reduzir o prejuízo do calendário acadêmico.
Os órgãos municipais do Sul e Serrana do Estado, também aderiram as normas e além das escolas eventos foram cancelados.