domingo,
14 de julho de 2024

Conheça os sintomas que diferenciam o zika vírus da dengue

Foto: Sesa

 

Redação

 

A zika apresenta sintomas semelhantes aos da dengue. Apesar disso, alguns sinais podem ajudar a diferenciar essas doenças, entre eles está a vermelhidão nos olhos.

 

Diferentemente da conjuntivite tradicional, a infecção pelo vírus da zika provoca vermelhidão na região dos olhos sem apresentar a secreção amarelada. Entretanto, as vistas ficam mais sensíveis à luz do dia e a produção de lágrimas pode aumentar nesse período.

 

Outros sintomas como febre baixa (entre 37,8°C e 38,5ºC), dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar, dor abdominal (pouco comum), diarreia (pouco comum), constipação (pouco comum) e pequenas úlceras na mucosa oral (pouco comum), servem de alerta para que o paciente procure a Unidade Básica de Saúde para receber o diagnóstico e tratamento adequado.

 

Números

 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (10), com dados compilados entre os dias 29 de dezembro de 2019 e 05 de dezembro de 2020, o Espírito Santo registrou 1.567 casos de zika vírus. Já no mesmo período do ano passado foram registrados 1.194 casos da doença.

 

Como se prevenir

 

Para a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, é necessário que os focos do mosquito sejam eliminados periodicamente e que toda a população esteja empenhada nesse processo.

 

Ações simples como manter as calhas sempre limpas; as caixas d’água bem vedadas; verificar se não existe água acumulada nas lajes; escovar as bordas das vasilhas de água e comida de animais; descartar lixos, entulhos e pneus nos locais adequados são exemplos de combate a proliferação do vetor.

 

Veja aqui o 49º boletim da dengue.

Veja aqui o 49º boletim de zika.

Veja aqui o 49º boletim chikungunya.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *