domingo,
14 de julho de 2024

Papel da igreja durante a pandemia e a compra de vacinas entram na pauta de discussões no Legislativo de Marechal Floriano

Fotos: Ascom/Cícero Modolo

 

Eduardo Antunes

 

A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Marechal Floriano desta terça (13) teve início com a participação do vereador licenciado e secretário de Meio Ambiente, Juarez Xavier, na Tribuna Popular, de onde apresentou os avanços sobre sua gestão e reformulação do setor.

 

Da Tribuna, vereadores fizeram manifestações de apoio a abertura de igrejas, durante as restrições de funcionamento de locais com aglomeração, onde, segundo eles, é um local de acolhimento, a pessoa tem um socorro espiritual e pode se sentir em maior contato com Deus, em um momento em que há muitos casos de anomia.

 

Renato Werneck (PSDB)

 

O vereador Renato Werneck (PSDB) solicitou a devolução de recursos do Legislativo ao Executivo, para serem destinados para a compra de vacinas, porém foi informado na Secretaria de Saúde que o trâmite legal não permite essa transação. Ele criticou o excesso de burocracia.

 

Werneck também solicitou à pasta que seus servidores possam receber a compensação financeira a ser paga pela União aos profissionais e trabalhadores de saúde pública, de acordo com a lei federal nº 14.128, de 26 de Março de 2021.

 

A venda, em leilão, do veículo desentupidor de fossa, pelo município, foi abordada pelo parlamentar que informou que o município provavelmente vai terceirizar o serviço para uma empresa. Renatinho ressalta que a população mais carente precisa deste serviço por parte da municipalidade.

 

Felipe Delpuppo (Rede)

 

Felipe Delpuppo (Rede), a exemplo do colega de Plenário, enviou Requerimento, onde solicita ao município, a compra de vacinas para o vírus Sars-CoV-2. Ele agradeceu a Prefeitura de Alfredo Chaves por realizar o serviço de manutenção nas estradas vicinais próximas à divisa com Marechal Floriano.

 

Abrão Kiffer, o Coquinho (PTB)

 

Abrão Kiffer, o Coquinho (PTB), pede fiscalização de trânsito em uma pequena rua, situada ao lado do antigo espaço onde era realizada a festa Italemanha, pois, devido ao estacionamento irregular, há alguns dias, uma pessoa precisou ser socorrida por uma ambulância, que não conseguiu acessar sua residência.

 

O vereador se manifestou sobre a importância da abertura das igrejas. Ele informou que a aplicação de Revisol nas estradas do interior está próxima, informação que recebeu em reunião com a equipe responsável pela distribuição do material aos municípios capixabas.

 

Natalino Bianqui (PRTB)

 

Natalino Bianqui (PRTB) criticou o fato de haver parte do maquinário do município sem manutenção, o que impossibilita a realização dos serviços nas estradas do interior. Bianqui também cita a necessidade de retirada de árvores das estradas, a exemplo da via que liga a região de Costa Pereira à sede, após a passagem do ciclone na região. O gesto de solidariedade por parte dos moradores, ao prestar ajuda, uns aos outros, foi elogiado em seu discurso.

 

A situação do comércio foi lembrada e a carência de investimentos na área da saúde é um problema que o vereador pontua como agravante da situação de crise sanitária, assim como as festas e comemorações realizadas de forma clandestina. Natalino fez votos de solidariedade com as famílias das vítimas da Covid-19 e se colocou favorável ao funcionamento de igrejas.

 

Dório Braun (Rede)

 

Dório Braun (Rede) ressaltou sua alegria ao ter recebido a primeira dose da imunização contra a Covid-19. O parlamentar indicou à municipalidade um pedido de calçamento na via, em frente a unidade de saúde de Araguaya.

 

Maylson Littig (PSB)

 

Maylson Littig (PSB) relata o aprendizado de vida no período em que conviveu com seu pai, que faleceu na última semana. O socialista lembra da pergunta feita por ele se valeria a pena ser vereador e de sua resposta sobre os valores aprendidos e a vontade de buscar uma cidade melhor e a possibilidade de conseguir a pavimentação de estradas e outros benefícios para a comunidade.

 

Navar Boeno (PSB)

 

Navar Boeno (PSB) agradeceu a equipe de manutenção de estradas após os estragos causados pela tempestade no município. No mesmo sentido, fez pedido de informação a Secretaria de Assistência Social sobre a forma como vai atuar em benefício das famílias carentes que tiveram suas residências afetadas, após o fenômeno da natureza ter causado muita destruição, principalmente em telhados e suas estruturas.

 

Cezinha Ronchi (PSDB)

 

Cezinha Ronchi (PSDB) agradeceu a equipe de manutenção que ajudou a desobstruir estradas afetadas pela queda de árvores, durante a passagem do ciclone no final do mês de março. O tucano agradeceu também a empresa Prest, que cedeu um trator, frente a dificuldade de ação da prefeitura, com estradas bloqueadas em todo o município.

 

Ronchi citou os dias em que sua região passou sem energia elétrica, o que causou a perca de alimentos perecíveis e, também, a situação dos agricultores que perderam, parcial ou totalmente sua produção. Em face de tantos problemas acumulados após a pandemia, ainda em fase ascendente, o que leva ao acirramento dos ânimos. O presidente da Casa reforça que o papel da igreja, em funcionamento, realiza um trabalho de extrema importância para as pessoas nesse contexto.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *