Foto: PMES
Redação
Nesta terça-feira (04), policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgataram um animal da fauna silvestre brasileira na localidade de Virada, zona rural da cidade de Santa Maria de Jetibá.
Tratava-se de uma coruja “mocho-diabo” (Asio stygius), da família dos estrigídeos, que ocorre localmente do México e Antilhas à região do Paraguai, Brasil e Argentina. Tais aves chegam a atingir 38 centímetros de comprimento, possuindo grandes penachos na cabeça, disco facial e partes superiores negras, partes inferiores estriadas e íris amarela.
O mocho-diabo recebe esse nome devido a sua coloração escura e pela cor vermelho brilhante dos olhos ao refletir a luz incidente. Os machos são normalmente menores e mais leves do que as fêmeas.
O animal foi encontrado por um morador da região que percebeu algo de estranho no comportamento da ave, pois a mesma não se movimentava e se encontrava acuada dentro de uma residência. Os policiais recolheram o animal e o encaminharam ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens(CEREIAS), em Aracruz, para que este possa receber os cuidados devidos.