segunda-feira,
11 de novembro de 2024

Estado inicia vacinação em gestantes e puérperas com doses da Pfizer

Foto: Sesa

 

Redação

 

Municípios capixabas deram início à imunização de gestantes e puérperas contra a Covid-19 com doses da Pfizer/BioNTech. As ações, que tiveram início nessa segunda-feira (17), contam com apoio logístico e operacional das equipes de imunização das superintendências Norte, Sul, Central e Metropolitana de Saúde devido às especificidades do imunizante.

 

O Estado definiu, na última semana, que todas gestantes e puérperas com ou sem comorbidades poderão ser imunizadas com a vacina da Pfizer, após suspensão no uso das doses da Astrazeneca neste público.

 

“O Espirito Santo tomou a decisão junto a outros estados brasileiros de continuar a vacinar as gestantes e puérperas. As vacinas da Pfizer estão destinadas, neste momento, a completar a vacinação e identificamos cidades polos ou referências regionais que receberão a vacina”, informou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, na sexta-feira (14).

 

Região Sul de Saúde

 

Na Região Sul de saúde, a imunização teve início, nesta segunda-feira (17), em Guaçuí, com ponto de vacinação regional na Unidade da Rede Cuidar.

 

Os municípios de Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Alegre, Iúna, Irupi, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Guaçuí, Dores do Rio Preto, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Apiacá ficarão responsáveis pelo transporte de suas gestantes para serem atendidas na Rede Cuidar de Guaçuí. 

 

Na sede da Superintendência de Saúde da Região Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, serão atendidas as munícipes de Vargem Alta, Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua, Presidente Kennedy, Anchieta, Rio Novo do Sul, Iconha, Alfredo Chaves e Castelo. 

 

Além disso, foi pactuado entre os municípios da região, que aqueles que tivessem mais de 90 doses para serem aplicadas, poderiam ter a opção de fazer a retirada para serem administradas no próprio território ou deslocar a gestante para uma das microrregiões de referência. Os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Iúna, Marataízes e Piúma definiram fazer a retirada da vacina.

 

Região Central de Saúde

 

Na Região Central de Saúde, a imunização também teve início nesta segunda-feira (17), onde foram definidas três cidades-polo da região: Colatina, Linhares e São Gabriel da Palha. 

 

O município de Colatina contemplará as gestantes e puérperas de Governador Lindemberg, Marilândia e São Roque do Canaã. O município de Linhares abrangerá também Rio Bananal. E em São Gabriel da Palha irá contemplar as cidades de Vila Valério, São Domingos do Norte e Águia Branca. 

 

Além disso, equipes da regional juntamente com equipes dos municípios farão um trabalho de vacinação volante em Baixo Guandu, Sooretama e Pancas, a partir desta terça-feira (18). Em Pancas, também serão vacinadas gestantes e puérperas de Alto Rio Novo e Mantenópolis.

 

Região Metropolitana de Saúde

 

Na Região Metropolitana de Saúde a vacinação terá início nesta terça-feira (18). A Superintendência de Vitória tem atuado na capacitação das equipes vacinadoras dos municípios e ao longo da semana participará presencialmente das ações como apoio técnico. 

 

Os municípios da Grande Vitória tais como Vila Velha, Vitória, Serra, Cariacica, Guarapari e Viana definirão pontos estratégicos no território para atender o público prioritário. 

 

As cidades de Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa e Aracruz iniciam na próxima quarta-feira (19). Em Venda Nova do Imigrante serão atendidas também as gestantes e puérperas de Marechal Floriano, Domingos Martins, Afonso Claudio, Brejetuba, Conceição do Castelo e Ibatiba. Já o município de Aracruz, receberá o público de Fundão, Ibiraçu, João Neiva.

 

Os municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itaguaçu, Itarana e Laranja da Terra definirão a agenda na próxima semana.

 

Região Norte de Saúde

 

Para a Região Norte de Saúde, a vacinação tem início nesta terça-feira (18), em São Mateus. A partir de quarta-feira (19), equipes da regional juntamente com equipes dos municípios farão um trabalho de vacinação volante nos demais municípios da região devido às peculiaridades de armazenamento e manipulação da vacina da Pfizer.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *