segunda-feira,
11 de novembro de 2024

Academia de Marechal Floriano/ES

Giovana Schneider: Escritora, poeta, contista e colunista. Ocupante da cadeira de nº 06 da AFHAL (Academia Florianense de História, Artes e Letras “Flores Passinato Kuster”).

 

Giovana Schneider

 

AFHAL – Academia Florianense de História, Artes e Letras “Flores Passinato Kuster”

 

 

Fundada em 23 de julho de 2021, a Academia Florianense de História, Artes e Letras é uma entidade civil de direito privado que tem como objetivo resgatar e dar significação à memória, à produção artística, à produção científica e à produção literária de Marechal Floriano. Seu lema é Nam Omnis Cultus, ou seja, cultura para todos!

 

Como tudo começou…

 

Em uma conversa informal, entre Cezar Tadeu Ronchi Junior “o Cezinha”, e o professor Valmere Klippel Santana, nasceu a ideia de se formar uma academia aqui em Marechal Floriano. O professor Valmere se prontificou a chamar mais pessoas, e assim formar um grupo que também tivesse as mesmas afinidades de pensamentos. O grupo foi formado, e logo denominado a Comissão de Fundação, sendo composta por Ángela Regina Ribeiro da Silva, Cezar Tadeu Ronchi Junior, Cícero Rafael Walcker Modolo, Eduardo Regio Antunes, Giovana Cristina Schneider, Sandra Helena Klein Bertollo e Valmere Klippel Santana. Depois de algumas reuniões, as ideias foram se organizando. Mais pessoas foram sendo convidadas. Foi sendo feito o estatuto, e também o regimento interno. Tudo bem elaborado. Não foi fácil, porém, quando todos estão voltados a um objetivo, as coisas vão acontecendo. Hoje, temos a academia. Ela possui 40 cadeiras perpétuas, destinadas a personalidades da cultura que moram ou trabalham em Marechal Floriano. E 10 cadeiras correspondentes, destinadas a personalidades que se caracterizam como florianenses ausentes. Atualmente, 35 cadeiras perpétuas efetivas, e 1 cadeira correspondente estão preenchidas.

 

Muitos projetos pretendemos realizar em Marechal Floriano, e um deles, é a PRIMEIRA SEMANA CULTURAL DE MARECHAL FLORIANO. Queremos mais, e sabemos que temos que ir trilhando com cuidado, mas o que não podemos, é perder o nosso objetivo. Como sempre falo: aqui em Marechal reside muitas histórias, nós só estamos fazendo mais uma…

 

 

“ÁGUAS DE MARECHAL”

 

Foi uma exposição de fotos das enchentes que aconteceram em Marechal Floriano, a prioridade foi mais a de 1960, pois é a que temos mais registros. Quem foi nos fazer uma visita, pode conhecer um pouco da história florianense, e de suas enchentes que sempre foram frequentes. Um QR Code foi criado, para ter acesso direto para o meu blog: “Cada um de nós compõe a sua história”, no endereço: https://giocsch.blogspot.com/ e lá conhecer a história completa. Também visualizando mais fotos. Foi uma boa experiência. Nós queremos fazer sempre exposições, seja de fotos, livros e outras opções voltadas para a cultura.

 

Nossa Primeira Antologia já está disponível.

 

 

Organizada pelo Nobre Professor Valmere Klippel Santana. Este livro pode ser adquirido pelo site: https://clubedeautores.com.br/livro/diversas 

 

A presente obra, produto de um processo seletivo interno da Academia Florianense de História, Artes e Letras, reúne obras de 9 acadêmicos imersos nessa arte de escrever. Contos, poemas, crônicas, letras de músicas e matérias jornalísticas compõem esse mosaico de técnicas e estilos, apropriadamente denominado Diversas. (…).

 

Primeira Presidente da AFHAL: Ángela Regina Ribeiro da Silva 

 

 

A professora, atualmente aposentada, Angela Regina Ribeiro da Silva, nasceu em Marechal Floriano, ES, em 15 de dezembro de 1963. É graduada em Letras, licenciada nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas.

 

Nossa Patronesse: Flores Passinato Kuster 

 

 

A professora Flores Passinato Kuster, patronesse da AFHAL, nasceu em 06 de junho de 1902, na localidade de Batatal, município de Alfredo Chaves, filha dos imigrantes italianos Tereza Braido e Giuseppe Passinato, provenientes da província de Treviso, no Vêneto.

 

Aos 08 anos de idade proferiu o célebre discurso saudando, em nome da comunidade italiana, o Presidente da República, Nilo Peçanha, que em sua excursão presidencial passou por Marechal Floriano na inauguração do trecho completo da então Estrada de Ferro Leopoldina Railway, ligando o Rio de Janeiro à Vitória.

 

Em 1923 obteve o diploma de normalista, pela Escola Normalista de Vitória/ES, tornando-se a primeira professora licenciada para dar aulas na região que hoje é o município de Marechal Floriano, assumindo a docência da Escola de Boa Esperança.

 

Casou-se com o também professor Arnaldo João Kuster, com quem teve quatro filhos: Laura, Hugo, Nadyr e Solange, tendo todas as suas filhas mulheres seguido a sua carreira, tornando-se também professoras.

 

Faleceu em 1º de setembro de 1989 e hoje a escola onde lecionou recebe o seu nome.

 

 

A Diplomação dos 35 Acadêmicos Efetivos, aconteceu na noite de 11 de julho de 2022, no Ginásio de Esportes Paulo Antônio Lorenzoni, que fica no centro da cidade de Marechal Floriano/ES. Na ocasião, receberam o Diploma de Acadêmico, o Fardão e a Comenda Flores Passinato Kuster. 

 

Um sonho realizado. E sinto muito orgulho, de estar aqui, fazendo parte.

 

A AFHAL é uma associação com fins culturais e possui o objetivo de preservar manifestações históricas, artísticas e literárias, entre outras atribuições. 

 

DA CULTURA SOMOS GUARDIÕES E GUARDIÃS    

 

A cultura precisa ser guardada

E preservada

Não pode ser esquecida

Tem que ser também divulgada

E nós temos esta responsabilidade 

Somos acadêmicos e acadêmicas 

Fizemos um juramento

Fomos convidados

Para assim sermos empossados 

De livre e espontânea vontade 

Somos efetivos e perpétuos 

Aqui vamos ficar até a morte

As cadeiras são imortais

Nós apenas as ocupamos

E precisamos fazer jus 

A esta honrosa posição.

Giovana Schneider 

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *