quinta-feira,
14 de novembro de 2024

MARECHAL FLORIANO … E The Foxes.

Giovana Schneider: Escritora, poeta, contista e colunista. Ocupante da cadeira de nº 06 da AFHAL (Academia Florianense de História, Artes e Letras “Flores Passinato Kuster”).

 

Giovana Schneider

 

UMA BANDA GENUINAMENTE FLORIANENSE

 

 

Aqui vou falar um pouco de quatro jovens. São eles: Aureo José Bassani, Elio Afonso Lovatti, Nelson Luis dos Santos Bueno e Adelmo Rubens Stein. Eles que na década de 70, formavam a banda THE FOXES MUSIC, e com certeza deixaram boas recordações. 

 

 

Vocalista/Guitarrista: Aureo

Guitarrista: Nelsinho Bueno

Baterista: Elinho Lovatti

Baixista: Adelmo (Pelenco)

 

Logotipo da banda. Criado por Enildo Endlich.

 

No começo havia outros componentes, que eram: Carlos Fernando Stein da Chagas (Lico), Silvio Lube (Vivinho), Tuzinho Entringer, Wilsinho Rupf que era o técnico de som e luzes. Marcelo Lovatti que fazia percussão. Sergio Gonçalves, era o substituto na bateria quando Elinho precisava se ausentar.

 

 

Em 1976, a banda The Foxes já formada com os seus quatro componentes. O primeiro baile aconteceu em Santa Isabel. E nesta noite, depois do baile, tiveram que voltar a pé para Marechal. Quando estavam passando no trevo de Campinho, o Samiro Pagung, vinha passando com o seu jipe. Eles rapidamente acenaram, e eles conseguiram carona. Foi sorte, pois naquela época era muito difícil carros ficarem transitando.

 

 

Também se apresentaram em outros lugares, como: Viana e Campinho. Em Marechal Floriano, os bailes eram no Clube Apollo XIII, ou no antigo Ginásio. Era o “acontecimento” na pequena Marechal. No sábado que geralmente acontecia, a galera ficava ansiosa. E quando a noite chegava, lá estava, todos bem arrumados. Quem viveu naquela época, sabe que nem tudo era perfeito, mas havia uma certa “inocência” no ar. Muitos namoros começaram nestes bailes, e terminaram em casamentos que perduram até os dias atuais. Muitas lembranças boas, com certeza, muitos trazem consigo.

 

 

Foi no casamento do Wilsom Hülle, em Manguinhos na Serra, que aconteceu praticamente a última apresentação do The Foxes. O Aureo foi para o exército, Adelmo e Nelsinho estudavam em Vitória. Elinho estudava e trabalhava. Anos mais tarde, em 1987, os integrantes do The Foxes se reencontraram. Tocaram no antigo Ginásio. Neste acontecimento, Adelmo o “Pelenco”, não pode tocar com os amigos, pois estava doente. Quem substituiu ele no baixo foi o Paulo Henrique Pereira dos Santos.

 

 

CURIOSIDADES:

 

— Duas guitarras foram confeccionadas com madeira maciça, por Wilsom Hülle.

— Uma guitarra foi adquirida na “Casa das Primas”. 

— A bateria foi comprada na antiga Mesbla, e custou Cr$ 4.000,00 (Quatro mil cruzeiros), pago com o dinheiro da banda. Foi o único instrumento que compraram.

— Quem fotografava era Elma Medeiros. 

— Os quatro integrantes da banda The Foxes, eram autodidatas.

— Microfones, Pedestal e outros. Era tudo adaptado. 

— O nome da banda “The Foxes Music”, traduzindo, “As Raposas Música”. Colocado por Aureo Bassani. 

— Na época como os pais eram muito rígidos, e não havia o meio de comunicação que temos hoje, criaram um assovio para chamar um ao outro. Quando se ouvia o assovio já sabia que um deles estava por perto.

— Um detalhe, importantíssimo, nunca discutiram.

 

 

Os instrumentos desta turma estão expostos no Sitio da Ressaca, de propriedade Do Aureo Bassani. Em ótima conservação.

 

“Por mais que o tempo passou, e nós seguimos os nossos rumos, hoje somos “coroas”, e são praticamente cinquenta anos de amizade. Muitas vezes ficamos meses sem nos ver, mas amizade continua a mesma. Nos reunimos no sítio da ressaca para tocar, e relembrar os velhos tempos. Nossa amizade em nada mudou”. Palavras do Adelmo Rubens Stein. 

 

 

Rapazes que deixaram suas marcas na história de Marechal Floriano. Exemplo de uma bela amizade. 

 

AFINIDADE

 

De uma amizade

É instantâneo 

É pura

É um complemento

Não se tem contato físico

É uma paixão amigável 

O contato é pelo olhar

Como já disse Aristóteles:

“O que é um amigo?

É uma alma que habita dois corpos”.

Quando nasce uma boa amizade

O vínculo permanece

Na afinidade.

Giovana Schneider

 

Agradeço ao Adelmo que me passou as informações, e também algumas fotos.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *