quinta-feira,
30 de maio de 2024

Na Câmara: Comunidade escolar se une para cobrar, do poder público de Marechal Floriano, ações efetivas de segurança nas unidades de ensino municipais

Fotos: Ascom da CMMF

Eduardo Antunes

 

A Sessão Ordinária, realizada na noite desta quarta (12), na Câmara Municipal de Marechal Floriano, contou com grande participação de integrantes da comunidade escolar. Mães de estudantes, professoras e outros populares, manifestaram insatisfação com relação a demora em promover um programa concreto de segurança e atendimento psicossocial, por parte do poder público.

A íntegra da reunião, com todos os debates, poderá ser conferida através deste vídeo abaixo.

Todos os parlamentares se manifestaram a favor de medidas que deixem tranquilos, alunos e profissionais da educação. Sugestões rápidas, como policiais armados e contratação de empresa de segurança, foram propostas pelos vereadores.

 

Navar Boeno (PSB)

Em sua fala, Navar Boeno (PSB) foi o primeiro a tratar do assunto. Ele avalia que detectores de metal e a contratação de segurança privada, ajudariam a tornar os estabelecimentos de ensino mais seguros. Câmeras de áudio e vídeo também poderiam ser úteis, segundo o vereador.

 

Renato Werneck (PSDB)

A adoção de protocolos de situações de extrema urgência, como rota de fuga e outros treinamentos, com a participação do Corpo de Bombeiros, foi sugerida por Renato Werneck (PSDB). De acordo com o tucano, uma rota de fuga e essa capacitação evitariam o pisoteamento, que é comum em casos de tumulto, em saídas de emergência.

 

Maylson Littig (PSB)

Maylson Littig (PSB) defendeu a presença de um policial em frente a cada unidade de ensino.

Abrão Kiffer (PTB)

Em consonância com a visão do socialista, Abrão Kiffer (PTB) lembrou que fez a solicitação de policiamento presente nas escolas em seu primeiro mandato, há dez anos. Kiffer somou ao debate a presença de profissional em psicologia nos estabelecimentos educacionais.

 

Natalino Bianqui (PRTB)

Natalino Bianqui (PRTB) apresentou Projeto de Lei que autoriza ao município, firmar convênio com a Polícia Militar, que viabilize o pagamento de regime de escala especial, para o aumento do efetivo, que possibilitaria reforço da ronda escolar. O parlamentar ainda sugeriu a capacitação dos colaboradores para evitar casos de fragilidade na segurança.

 

Felipe Delpuppo (Rede)

A contratação de empresa terceirizada, que utilize detector de metais também foi defendida por Felipe Delpuppo (Rede). O vereador pontuou a importância de não deixar, ou esquecer o portão das escolas destrancado. Ele sugeriu, ainda, a contratação de um engenheiro de segurança, para planejar o fechamento de áreas com vulnerabilidade, que permitam o acesso de pessoas nas unidades de ensino sem autorização.

 

Cezinha Ronchi (PSDB)

A Câmara irá promover uma campanha educativa para as famílias se conscientizarem sobre a importância de estarem presentes na vida de seus filhos. A iniciativa institucional foi anunciada pelo presidente da Casa, Cezinha Ronchi (PSDB). Indicação, de sua autoria, solicita segurança para as escolas estaduais e treinamento para os colaboradores da área de educação.

Durante os trabalhos, foram apreciadas proposições com temas diversos ao assunto educação, como abordado pelo vereador Renato Werneck, sobre a reclamação de pacientes, que tem documentos extraviados no setor de regulação, ainda na pasta, Dório Braun Requereu informações sobre o gasto mensal, com exames realizados fora do município. O mesmo parlamentar solicitou a realização de operação tapa-buracos na Rodovia Francisco Stöckl.

 

Outras indicações e requerimentos foram protocolizados e constaram na Pauta do Dia.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *