sábado,
13 de abril de 2024

Contas de 2019, do prefeito de Marechal Floriano, são aprovadas pelo Legislativo e LDO entra em tramitação na Casa

Fotos: Ascom da CMMF

 

Eduardo Antunes

 

Durante a Sessão Ordinária, realizada pela Câmara Municipal de Marechal Floriano, na última segunda-feira (08), o Executivo enviou o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLOA), que orientará a previsão de arrecadação e despesas constantes na Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2024.

 

Outro destaque nos trabalhos, foi a aprovação, em Plenário, das contas do prefeito, João Carlos Lorenzoni (PSB), referentes ao exercício financeiro de 2019. A casa seguiu orientação do parecer do Tribunal de Contas do estado, que orientou sua aprovação, com ressalvas, e aprovou a matéria, por oito votos, contra um. 

 

O anúncio, por parte do Governo Federal, sobre o custeio do programa ESF (Estratégia Saúde da Família) da comunidade de Santa Maria, que estava há quatro anos sem tramitar no Ministério da Saúde, foi mais um fato relevante tratado em Plenário.

 

Renato Werneck (PSDB)

 

Da Tribuna da Casa, Renato Werneck (PSDB) anunciou que recebeu resposta sobre sua demanda junto ao Governo Federal, por meio do secretário nacional de atenção primária, Nésio Fernandes. A equipe de agentes e profissionais de saúde comunitária, junto com o serviço de saúde bucal de Santa Maria, foi vinculada ao sistema nacional de saúde. Assim, a Estratégia Saúde da Família (ESF) na comunidade, passará a ser custeada pelo SUS, deixando de ser mantida com recursos do município.

 

O tucano comemorou o fato do atendimento de seu pedido, com apenas um mês após viagem à capital federal e ter dado entrada a sua demanda junto a Fernandes. Segundo o parlamentar, o processo estava paralizado no Ministério da Saúde, há cerca de quatro anos, com grande prejuízo aos cofres municipais.

 

Abrão Kiffer (PTB)

 

Abrão Kiffer (PTB) alertou sobre a necessidade de pequenas reformas na escola de Victor Hugo, onde o calçadão, utilizado pelas crianças para o acesso ao transporte escolar foi danificado pelas chuvas, colocando em risco de acidente toda comunidade escolar, que utiliza aquele espaço. Na unidade, o vereador ainda apontou a necessidade de vedação de vazamentos na cobertura da quadra de esportes e pintura naquele equipamento público.

 

Natalino Bianqui (PRTB)

 

Natalino Bianqui (PRTB) fez um alerta quanto a uma espécie de árvore, que possui toxina em suas flores capazes de exterminar o beija-flor e as abelhas, o que se torna um risco para a polinização das espécies nativas de nossa flora. A Spathodea campanulata, também conhecida como ‘tulipa do gabão’, não é nativa e foi trazida da África.

 

Bianqui fez solicitação para a municipalidade realizar obra de drenagem pluvial, na Rua Cecília Pitanga, subida do Bairro Jarbinhas, onde a obra de um muro de arrimo está em fase de conclusão. Seu pedido é para a rede de escoamento ser feita antes do novo calçamento, que está programado para ocorrer logo após a conclusão do muro de contenção.

 

Felipe Delpuppo (Rede)

 

Felipe Delpuppo (Rede) sugeriu ao prefeito que realize obra em um terreno público, que se encontra em estado de abandono e é utilizado para estacionar veículos, na Rua Laura Littig Kuster. Sua proposta é para ser construída uma pequena praça, com estacionamento. O parlamentar também solicitou roçagem em uma estrada que liga propriedades rurais ao campo do time Apolo XIII e à Rua Gustavo Hertel.

 

Maylson Littig (PSB)

 

Sobre as obras realizadas na rodovia que liga Soído de Baixo à Rodovia BR-262, que já apresenta grande quantidade de avarias, o vereador Maylson Littig (PSB) aproveitou a presença do deputado Tyago Hoffmann (PSB) para pedir fiscalização sobre a garantia da qualidade do serviço realizado, uma vez que é uma contratação estadual.

 

Dório Braun (Rede)

 

Dório Braun (Rede) apresentou o Projeto de Lei nº 45/2023, que institui nas escolas, campanha educativa sobre posse responsável de animais domésticos. Outra proposição do parlamentar é o PL nº 46/2023, que visa a criar a política educacional sobre segurança alimentar e nutricional da população infantil.

 

Cezinha Ronchi (PSDB)

 

Cezinha Ronchi (PSDB) indicou a reforma de três unidades de saúde, sendo localizadas em Rio Fundo, Vila dos Ipês e Araguaya. Outra proposição do presidente da Casa, pleiteia a instalação de dois termômetros, um no centro e o outro, em Araguaya. Já o Projeto de Lei, de sua autoria, busca fortalecer o vínculo cultural de raízes italianas no distrito de Araguaya. O PL nº 44/2023 dá nome ao coral infantil da comunidade.

 

Navar Boeno (PSB)

 

Navar Boeno (PSB) articula, junto ao executivo, a participação no programa fundo a fundo da cultura, do governo estadual, tendo em vista a grande presença de manifestações culturais que movimentam o setor, no município. O vereador ainda solicitou o desassoreamento do Rio Jucu Braço Sul, para evitar casos de enchentes na sede de Marechal Floriano, nas temporadas de chuvas.

 

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *