Redação
A visita da comitiva composta por dirigentes de entidades internacionais e executivos de grandes indústrias de café dos Estados Unidos e da Europa, que estiveram no Espírito Santo desde essa segunda-feira (29), foi encerrada na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) localizada em Venda Nova do Imigrante.
A ação foi organizada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Os dirigentes vieram ao Estado para conhecer os processos produtivos e o potencial do café capixaba. No roteiro da visita, estavam os municípios de São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Brejetuba e Dores do Rio Preto.
O grupo chegou ao Espírito Santo após participar, em São Paulo, do Coffee Dinner & Summit, evento internacional do setor cafeeiro, realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). O encerramento dessa visita ao Estado aconteceu nessa quarta-feira (31), com o grupo conhecendo o Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo (Cecafes), localizado na Fazenda Experimental do Incaper de Venda Nova do Imigrante e em propriedades na região.
“O Espírito Santo teve a oportunidade de mostrar a um grupo referência no negócio internacional de café como são trabalhados os processos da cadeia produtiva no Estado, destacando, por exemplo, a importância de se ter tecnologia e estudo, como no caso do Cecafes, na Fazenda Experimental de Venda do Imigrante. Os projetos alinhados de pesquisa e extensão rural de nossos servidores do Incaper, em parceria com entidades do segmento, vêm gerando resultado: um café de qualidade sendo produzido em propriedades capixabas”, destacou o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot, que acompanhou a comitiva.
Missão Internacional
Os dirigentes executivos pertencem a entidades internacionais e grandes indústrias de café dos Estados Unidos e da Europa. Entre os membros da comitiva está Bill Murray, presidente da National Coffee Association USA (Associação da Indústria do Café dos Estados Unidos); Vanúsia Nogueira, presidente da Organização Internacional do Café (OIC); Hannelore Beerlandt, conselheira sobre café da Comissão Europeia DG INTPA F3 – Sistemas Alimentares Sustentáveis e Resilientes.
Também compõe grupo Joseph Degreenia, da USDA; Márcio Cândido Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil e Superintendente na Tristão Cia de Comércio Exterior; Marcos Mattos, CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil; e Emília Balsemão Pires, do Balcoffee Trading.
Foto: Rafael Gomes/Seag