quarta-feira,
29 de maio de 2024

DNIT cede estações ferroviárias para o município de Marechal Floriano

“Espaços fazem parte da história do município, sendo hoje palco de eventos culturais e de turismo

Redação

Um lugar de partida e chegada onde diferentes destinos se encontravam levados por meio de uma estrada de ferro. É assim que as plataformas ferroviárias funcionavam em Marechal Floriano, no Espírito Santo. E para manter viva a história desse importante espaço de conexão sobre trilhos do país, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) cedeu nesta semana duas estações férreas para a prefeitura do município.

A estação de Marechal Floriano foi inaugurada em 1900 e esteve presente na construção do munícipio que leva o seu nome. O local representa um marco importante para o desenvolvimento social e econômico, além de ser palco de eventos culturais, políticos, religiosos e sociais. Atualmente, no prédio funciona o Museu da Imigração, que recebe turistas de todo o mundo, sendo tombada como Patrimônio Histórico Cultural. Está prevista para os próximos anos a manutenção e restauração do prédio da estação.

No distrito ao lado, a estação cedida foi a de Araguaya. Inaugurada em 1903, a sua importância histórica está ligada à produção de café e outros produtos das regiões próximas como Santa Maria, Victor Hugo e Rios Fundo que eram escoados para a capital Vitória. Atualmente, no prédio funciona a Casa de Atendimento ao Turista, mas no futuro será a sede do Museu da Ferrovia Sul Espírito Santo. Muito além de um cartão Postal, a estação ferroviária deve ser brevemente tombada como Patrimônio Histórico Cultural.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *