segunda-feira,
24 de junho de 2024

Reunião com prefeito de Marechal Floriano aborda temas importantes sobre a Avicultura e Suinocultura

Redação

Na manhã desta sexta-feira (04), o prefeito João Carlos Lorenzoni e o vice-prefeito João Cabral Rodrigues receberam representantes da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES) e  da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) no gabinete da Prefeitura Municipal.

O objetivo da reunião foi a apresentação de panoramas da avicultura e suinocultura no estado do Espírito Santo e a importância da produção de frango de corte para o município. Atualmente, Marechal Floriano, possui cerca de 20% da produção no setor de avicultura do Estado.

Durante a conversa foram expostas as demandas de ambos os setores, que vêm sendo tratadas em âmbito estadual e federal. Sendo alguma delas: o projeto de uso de créditos de ICMS remanescentes das compras de insumos para a produção avícola e suinícola, como meio de incentivo, com o objetivo único de modernização e ampliação dos setores e; a necessidade de reposição de médicos veterinários junto à defesa animal e o serviço de inspeção animal junto ao IDAF.

A principal preocupação das Associações atualmente é a infecção pela Influenza Aviária, entretanto, vale ressaltar que Marechal Floriano não possui casos da doença. A mais conhecida “Gripe Aviária” está presente no estado, principalmente em aves silvestres e um caso em aves de subsistência (consumo próprio). As Associações junto as Secretarias Municipais de Saúde; Agricultura e Meio Ambiente, bem como a Defesa Civil Municipal estão realizando medidas preventivas e definindo medidas de contenção, caso a doença alcance a região serrana.

Participaram da reunião o prefeito, João Carlos Lorenzoni;  vice-prefeito, João Cabral Rodrigues; diretor executivo da AVES e ASES, Nélio Hand;  presidente da ASES, Marco Mosquini; suinocultor Júlio Cesar Mosquini e o jornalista, Rael Sergio.

“Estamos empenhados em ajudar, vamos buscar o melhor para os setores de avicultura e suinocultura. Também ressalto que estamos de prontidão para tomar todas as medidas necessárias, caso a gripe aviária atinja nossa região”, afirmou o prefeito, João Carlos Lorenzoni.

O diretor executivo da AVES e ASES, Nélio Hand, destacou a importância dessa atuação. “Estamos recebendo uma grande atenção da secretária municipal de saúde, Arlete, no empenho dos agentes de saúde, além dos titulares das secretarias de agricultura, meio ambiente, bem como a defesa civil, que prontamente se colocaram à disposição”, ressaltou.

O presidente da ASES, Marco Mosquini, agradeceu ao prefeito e vice-prefeito por terem atendido a solicitação da reunião. “Importante essa atenção de prefeito Cacau e do vice-prefeito Cabral aos nossos setores. A nossa suinocultura possui temas muito incomuns com a avicultura do estado, e independente de qual município seja, precisamos unir toda a força possível em torno esses dois setores, que são importantes no contexto sócio econômico do estado, para que o produtor possa passar pelos momentos críticos e continuar produzindo alimento à população”, destacou.

Fotos: Elabore

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *