quarta-feira,
12 de junho de 2024

Câmara de Marechal Floriano mantém veto do prefeito e maquinário poderá ser leiloado após novas máquinas chegarem ao município

Eduardo Antunes

A Sessão Ordinária, realizada no Plenário Pedro Schunk, na noite desta quarta (09) teve como destaque a manutenção do veto do prefeito a emendas que evitariam a venda de tratores, por meio de leilão. A aquisição de novos equipamentos similares, pelo município, também foi discutida pelos pares. Confira no vídeo abaixo, a sessão na íntegra.

O relator da Comissão de Finanças e Orçamento, Dodô Krohling (Republicanos) usou a Tribuna da Casa para justificar seu parecer em favor do veto.

Dodô Krohling (Republicanos)

Krohling se mostrou convencido de que a chegada de novos tratores tipo retroescavadeira, por exemplo, além da dificuldade do município em contratar mais operadores, se soma ao primeiro critério adotado para tomar sua decisão.

Cezinha Ronchi (PSDB)

Durante a votação, o presidente da Casa, Cezinha Ronchi (PSDB) justificou seu voto contrário e afirmou ser contra a venda de qualquer patrimônio, seja imóvel, máquinas, ou veículos em bom estado de conservação. O tucano lembrou que foi contra a venda do imóvel do antigo hospital, como sinal de coerência em seu voto. 

Ronchi parabenizou a organização do evento da cultura italiana, realizado pela comunidade de Araguaya e também cobrou, novamente, a sinalização na estrada que liga a Rodovia BR-262 a comunidade de Rio Fundo.

Renato Werneck (PSDB)

Renato Werneck (PSDB) usou a Tribuna da Casa para informar que estará enviando ofício ao Detran com a intenção de trazer ao município, um engenheiro de tráfego para planejar uma sinalização que oriente o trânsito, com maior fluidez, ao utilizar a terceira ponte para a ligação entre a rodovia e os bairros da sede.

O tucano comunicou, também, que, na última semana, esteve no Ministério da Saúde, na ocasião, o parlamentar solicitou um veículo móvel de atendimento odontológico para o atendimento aos alunos das escolas de todo o município.

Felipe Delpuppo (Rede)

Felipe Delpuppo (Rede) fez relato sobre sua participação na entrega de maquinário, junto ao Governo do Estado. O vereador lembrou ainda, de sua parceria com a bancada federal, que resultou na inclusão de aproximadamente R$ 4 mi em emendas ao Orçamento da União.

Com a tramitação na Casa do PL nº 86/2023, que cria premiação aos estudantes que realizam pesquisas e projetos científicos, Delpuppo espera incentivar os alunos da rede municipal e estadual a desenvolver experimentos que tragam destaque para o município nessa área de conhecimento. O vereador ainda parabenizou a Igreja Cristã Maranata pelos 42 anos no município. Na ocasião, ele ressaltou sua contribuição com a comunidade, como a cessão de seu espaço físico para a vacinação durante a pandemia.

Abrão Kiffer (PTB)

Abrão Kiffer (PTB) usou o tempo de sua fala para solicitar ao presidente da Casa, uma reunião, junto ao prefeito e a secretária de Saúde, para debater sobre o ponto eletrônico dos agentes de saúde que atuam no interior. O petebista alertou sobre a dificuldade de deslocamento destes servidores, para realizar sua comprovação de horas trabalhadas, por meio do ponto eletrônico.

Natalino Bianqui (PRTB)

Natalino Bianqui (PRTB) solicitou informações sobre a troca de um caminhão comboio de lubrificação, junto ao município de Alfredo Chaves. O vereador aponta que houve, por parte de Marechal Floriano, a devolução do trator motoniveladora à cidade vizinha e espera saber o destino dado ao caminhão do município, que ainda não havia chegado de volta ao patrimônio municipal.

Com a chegada de novas máquinas, Bianqui sugeriu que seja implementado um plano para a reabertura de estradas estreitas na zona rural. O vereador ainda fez pedido para o Detran realizar a pintura da sinalização viária na sede, uma vez que houve recapeamento em algumas vias.

Navar Boeno (PSB)

Navar Boeno (PSB), por meio de Requerimento e de Projeto de Lei, busca a criação de um programa de incentivo à compostagem. A iniciativa dos alunos, do quarto ano ‘B’, da EMEF Elisiário Ferreira Filho, em promover um abaixo assinado, com cerca de 180 adesões, motivou o parlamentar a abraçar esta causa. A coleta seletiva também poderá ser adotada nas repartições públicas municipais, se o PL, de sua autoria, for aprovado.

O Programa do Governo do Estado ‘Pet Vida’ teve seu início anunciado pelo governador. Em busca de adesão do município ao programa, Boeno se reuniu com o prefeito e o secretário de meio ambiente onde recebeu sinalização positiva para aumentar o montante de recursos no orçamento municipal para o atendimento aos animais.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *