terça-feira,
16 de abril de 2024

Vereadores de Marechal Floriano discutem piso salarial da enfermagem, situação de estradas e criticam gestores de secretarias

Eduardo Antunes

A 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Marechal Floriano esteve movimentada e com temas polêmicos durante os debates, na noite da última quarta (06). Com maior relevância, a demora no pagamento do novo piso salarial da categoria da enfermagem.

A situação crítica de algumas estradas rurais e a demora no atendimento a pedido de manutenção desses trechos, se somaram a duras críticas ao gestor da pasta de Obras. A Secretaria de Interior e Transportes também recebeu observações com relação aos serviços prestados e ao atendimento à população e aos parlamentares.

Felipe Delpuppo (Rede)

Na Tribuna da Casa, o vereador Felipe Delpuppo (Rede) fez menção ao desenvolvimento do comércio, turismo e produção avícola, como fator determinante para o crescimento da economia local. 

Delpuppo reforçou seu pedido sobre a necessidade de calçamento no trecho aberto sobre os trilhos, que dá acesso a moradias no final da Rua Delimar Schunk. O vereador ainda sinalizou que o local precisa de um bueiro, com grande capacidade, para escoar toda água das chuvas que descem da parte alta da região.  

Renato Werneck (PSDB)

Renato Werneck (PSDB) relatou a situação de uma ambulância, que está em mau estado de conservação, o que gera insegurança ao profissional que opera o veículo e ao paciente transportado. O tucano destacou que há falta de cuidado com o patrimônio do município.  Ainda sobre o tema, o vereador apontou que a prefeitura só tem uma motoniveladora trabalhando, enquanto, outros equipamentos estão sucateados.

Werneck requereu ao Detran que realize um estudo para melhorar a fluidez do trânsito no centro da cidade, com a utilização da terceira ponte e solicitou a construção de um ponto de ônibus próximo ao campo do Apolo, onde se deparou com estudantes que esperavam o transporte escolar sob a chuva.

O vereador, que atua no segmento de saúde pública, recebeu reclamação de usuários do SUS com relação a impossibilidade de realizar curativo na residência do paciente, uma vez que há equipes da Estratégia Saúde da Família que deveriam absorver essas demandas. Renato ainda pleiteou o pagamento do piso salarial da enfermagem pelo município. Ao final de sua fala, o tucano criticou a situação da Estrada do Caracol e classificou a pasta de Interior e Transportes como “um barco à deriva”, pois afirmou não saber a quem fazer os pedidos.

Abrão Kiffer (PTB)

Abrão Kiffer (PTB) reforçou a urgência em votar, na próxima semana, o pagamento do piso da enfermagem. Em sua fala, o parlamentar abordou sobre o transtorno causado por um buraco aberto há mais de uma semana próximo a loja Macefel, o que atrapalha a fluidez do trânsito, principalmente, no  horário de pico. Ao entrar em contato com a Secretaria de Obras, não teve retorno.

Porém, o petebista reclamou do horário de fechamento da secretaria, onde, segundo ele, a repartição fecha para o atendimento ao público após as 10h30, quando a equipe vai preparar almoço e só há abertura após as 13h00.

Sobre a situação das estradas vicinais, Kiffer defendeu sua atuação na Secretaria de Interior e Transportes, ocasião em que afirmou que, como servidor, atende com dedicação aos pedidos dos moradores e que, às vezes, não há hora para chegar em casa. Máquinas estão com defeito, o que atrasa ainda mais o atendimento. Em exemplo, ele citou que há quatro motoniveladoras (Patrol) com problemas. Uma delas está precisando trocar uma válvula, que além do trâmite burocrático, a concessionária autorizada da marca demora cerca de 15 dias para a entrega da peça.

Natalino Bianqui (PRTB)

Natalino Bianqui (PRTB) fez uma reflexão sobre prevenção e planejamento para as estradas não ficarem danificadas por um período muito longo. O bairro Jarbinhas, conhecido como “Morro da Macefel”, não tem escoamento de águas pluviais e a rede que há, não suporta. Equipes vão ao local, sem estudo e sem pessoal especializado para orientar os trabalhos de desentupimento e o problema persiste. No mesmo bairro, o vereador relembra que não há captação de esgoto.

Bianqui relatou que há grande quantidade de recapeamento em algumas ruas da cidade, além da retirada e recolocação de calçada, mas há lugares que são esquecidos, como a Rua Laura Littig Kuster. A falta de orquídeas foi observada pelo parlamentar, no stand de Marechal Floriano, na Feira dos municípios. Ao final de sua fala, Bianqui se mostrou a favor da aprovação do piso salarial da enfermagem, assim que o Executivo enviar o PL para ser apreciado em Plenário e aprovado pelos vereadores.

Navar Boeno (PSB)

Navar Boeno (PSB) também abordou sobre o piso da enfermagem e reforçou que, em breve, a matéria irá chegar para apreciação dos parlamentares. Falta o Governo Federal enviar o montante complementar e logo que os recursos cheguem aos cofres do município, a Câmara vai convocar Sessão Extraordinária para votar e aprovar o pagamento à categoria, informou.

Dodô Krohling (Republicanos)

Dodô Krohling (Republicanos) falou da importância do setor de avicultura no município e colocou que a atividade deve ser incentivada. Sobre o desempenho das equipes das secretarias, o republicano comparou que há pessoas que trabalham muito e se desdobram nas repartições, ao mesmo tempo em que outras que não atuam de forma satisfatória.

O maquinário sucateado e equipamento com apenas 800 horas de trabalho, que vai a leilão também foi citado pelo parlamentar. Ele reforçou a fala de seu colega de Plenário, em relação à ambulância, que coloca em risco quem a utilizar.  

Krohling cobrou que os gestores façam, na vida pública, assim como agem em sua vida particular. Ao final de seu discurso, Krohling reforçou que as estradas estão em situação crítica e comparou com municípios vizinhos, que aplicam Revsol para a conservação das vias rurais, o que classifica como uma solução.

Maylson Littig (PSB)

Para Maylson Littig (PSB) a aplicação do Revsol nas estradas pode solucionar o problema de durabilidade das estradas que não são pavimentadas, o que favorece o escoamento da produção agrícola. O vereador cobrou a obra completa na região do Vale dos Huber, onde faltou material para sua colocação de forma integral. Littig informou que conversou com o prefeito sobre a demanda da comunidade.

Cezinha Ronchi (PSDB)

Cezinha Ronchi (PSDB) comunicou que ficou acordado de ser protocolizado, na próxima semana, o Projeto de Lei para liberar o pagamento do piso salarial da categoria da enfermagem. O assunto foi tratado em reunião da equipe da pasta da Saúde, com os vereadores, profissionais e representantes do sindicato dos servidores públicos municipais.

O presidente da Casa agradeceu ao prefeito pela construção dos dois pontos de ônibus na comunidade de Araguaya, ele elogiou a qualidade e a beleza do projeto elaborado. Este projeto deve ser modelo para pontos nas demais comunidades, pleiteou o vereador. 

Ronchi enfatizou que a Casa passou a conceder aos servidores o Vale Feira, que injeta recursos diretos aos produtores rurais de Marechal Floriano. O tucano sugeriu que o benefício agracie, também, o pessoal do Executivo, pois, além de levar alimento saudável à mesa dos servidores, somente o aporte da Câmara, gera cerca de R$ 10 mil à agricultura familiar e esse incentivo poderá ser bem maior, com a adesão da prefeitura.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *