quinta-feira,
18 de julho de 2024

Câmara de Marechal Floriano aprova contas de 2020 de Cacau Lorenzoni e vereadores ‘fritam’ secretário

Eduardo Antunes

Durante a 16ª Sessão Ordinária, realizada na noite da última segunda (18), o Plenário da Câmara Municipal de Marechal Floriano recebeu o PL 95/2023, que versa sobre a autorização ao município para utilizar o repasse de recursos do Governo Federal para o pagamento do piso salarial da categoria de enfermagem. A proposição foi encaminhada às comissões e deve ser apreciada, em Sessão Extraordinária, ainda nesta semana. Assista o vídeo abaixo.

As contas da gestão do prefeito João Carlos Lorenzoni (PSB) foram aprovadas, com ressalvas, por unanimidade do Plenário. durante os trabalhos, chamou a atenção a continuidade das críticas proferidas a atuação do secretário de Interior e Transportes, tendo no vereador Maylson Littig (PSB) a parte mais incisiva, onde o parlamentar citou que houve relato de servidores, sobre supostas ‘ordens’ para não serem atendidos pedidos de seu mandato.

Maylson Littig (PSB)

Littig ainda sugeriu a convocação do chefe da pasta, para explicações ao Legislativo. 

Dodô Krohling (Republicanos)

O vereador Dodô Krohling (Republicanos) fez o uso da palavra para sugerir a substituição do secretário. Em analogia ao futebol o republicano soltou a seguinte frase: “Em time que tá ganhando não se mexe, mas se você tá perdendo e tá com um jogador a menos, você tem que trocar”.

Renato Werneck (PSDB)

Renato Werneck (PSDB), no uso da Tribuna da Casa, solicitou o funcionamento da creche de Santa Maria em tempo integral. O tucano ainda fez Requerimento questionando a não prestação do serviço de remoção de paciente, após cirurgia de varizes, na cidade de Santa Leopoldina.

Felipe Delpuppo (Rede)

Felipe Delpuppo (Rede) fez o pedido para o Executivo adquirir um equipamento de raio X odontológico para melhorar o serviço do setor no município. Outra solicitação do vereador é a construção de uma escadaria, localizada em frente ao CMEI Maria Knidel Lube, no distrito de Santa Maria. Delpuppo também criticou o secretário de interior e transportes.

Natalino Bianqui (PRTB)

Natalino Bianqui (PRTB) está buscando, junto ao Executivo, informações sobre a realização da festa das crianças e se o evento será realizado pelo poder público municipal. Bianqui afirmou ser a quinta vez que envia Requerimento ao Detran/ES onde demanda a pintura da sinalização horizontal da cidade. O parlamentar ainda cobrou a correção do valor da taxa de manejo de resíduos sólidos.

Cezinha Ronchi (PSDB)

Cezinha Ronchi (PSDB) está pleiteando, junto ao Executivo, a construção de um parque botânico municipal, no terreno situado na parte alta do bairro Santa Rita. Outro pedido do presidente da Casa, é para a aquisição da área onde foi realizada a festa ‘Italemanha’, para a realização de eventos na cidade. Ronchi também abordou sobre a necessidade de humanização das calçadas da via principal do distrito de Araguaya.

Como o Projeto de Lei, que autoriza o pagamento do novo piso salarial da enfermagem foi protocolizado no dia da Sessão, as comissões temáticas estarão apreciando o mérito e constitucionalidade da matéria e elaborarão seus pareceres. O Plenário votará os pareceres e o PL 95/2023 em Sessão Extraordinária, marcada para a manhã desta sexta-feira (22).

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *