sexta-feira,
21 de junho de 2024

Romaria ‘Da Água e da Terra’ arrasta centenas de pessoas

Redação

Centenas de católicos participaram neste domingo, 22 de outubro, de uma romaria ecológica em Pedra Roxa, no município de Ibitirama, na região do Caparaó. A romaria promovida pelo Vicariato para Ação Social da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, atende um chamado do Papa Francisco, por meio da encíclica Laudado Sí, na defesa dos recursos naturais.

“Nesse documento, a igreja é chamada a anunciar o cuidado com a Casa Comum, em particular a água e a terra, que são bens naturais importantes para a sobrevivência da população. Fala também do fortalecimento do homem do campo por meio do manejo adequado dos recursos naturais”, Vigário Para Ação Social, Padre Evaldo Praça Ferreira.

Eles enfrentaram o frio e uma caminhada pela rodovia ES-190, na peregrinação que está na sua primeira edição e já é considerada uma importante manifestação cultural e ecológica de Ibitirama.

A autônoma, Jocineide Santos de Menezes, 57, fez o percurso em agradecimento a recuperação da saúde do irmão e por uma agricultura sustentável” Meu irmão se recuperou de um acidente e estamos aqui para agradecer, além disso pedir mais cuidado com nossa casa comum. O planeta está sofrendo”, disse.

A professora, Lene Ramos, 38, também fez questão de percorrer o trajeto. “Eu tive que vir. Como educadora não posso ficar de fora de uma luta importante, como essa”, disse.

A “Romaria da Água e da Terra” contou com uma caminha, às margens do Corrego Norte, com a ajuda de um carro de som, os peregrinos caminharam carregando bandeiras com nomes dos rios e afluentes que cortam o sul do Espírito Santo. O encerramento com a missa solene aconteceu no campo de futebol, ao lado da Igreja São João Batista.

“Esta celebração quer ser um momento de compromisso na defesa da terra, da água e da vida em todas suas manifestações”, declarou Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *