Giovana Schneider
Assim era o carimbo nos envelopes:
LABOR FOTO
Reportagens em Geral
Rua Santana, 90 — Mal. Floriano
Domingos Martins
“João do Foto”
Assim era chamado, João Batista Rocha. Ele que foi o primeiro a ter um estúdio fotográfico em Marechal Floriano, o “Labor Foto”. E, que também trouxe novidades, como as Montagens Fotográficas.
João Batista Rocha, nasceu em Vitória, na capital do Espirito Santo, em 24 de junho de 1945. Faleceu em 28 de dezembro de 2017. Foi trocador de ônibus, mas com o tempo viu que tinha outras aptidões. No começo, trabalhou um tempo como fotógrafo em Maruípe, bairro da grande Vitória, onde começou tendo estúdio. Em Marechal Floriano, primeiro esteve a trabalho. Em 1978, se mudou com a família, sendo um homem de visão, viu uma oportunidade de crescer na cidade do interior, visto que não tinha um local para tirar fotos. Os fotógrafos que faziam fotos eram de Campinho, cidade vizinha. Um dos conhecidos era o senhor Nestor com o seu cavalinho que fazia fotos em dias de festa. Naquela época Marechal Floriano ainda pertencia a Domingos Martins. O Labor Foto, ou o “Foto do João” como também era conhecido, fez muitos clientes. Quando havia em Marechal Floriano e, até nas redondezas, casamentos, aniversários de quinze anos e festas populares, lá estava o “João do foto”, fotografando.
O casamento de Paulino José Ambrozine e Célia Maria Regiani Ambrozine, aconteceu em 12/02/1977. O fotógrafo foi o João. Ele que fez as montagens para o casal. Era uma grande novidade na época para Marechal Floriano. E fez muito sucesso. Acredito, que muitos moradores de Marechal e redondezas têm guardado fotos, montagens em álbuns fotográficos e, até em pôsteres, que o João também fazia.
Segundo, Jair Littig, no início do século passado teve o João Endlich, com muitas fotos que ainda hoje podemos ver. Teve o Brasilis, mas este ainda não vi nada dele. Augusto Mees foi fotográfo entre 1930 a 1950, morou em Marechal Floriano, este eu tenho muitas fotos. Teve também Leonardo Klein, especialista em fotos de casamento, residia no Soído de Baixo, hoje, Cabocla. Aristeu Braga com sua Kodak, gostava de tirar fotos de futebol. O João, podemos dizer que foi um Pioneiro.
FOTOGRAFIAS
Gosto de vê-las,
E também revê-las,
Fotografias…
São momentos de Nostalgia,
São momentos de Paz e Alegrias,
Capturados e Guardados,
Congelados no Tempo,
Naquelas fotografias…
Quem te inventou sabia,
Que Belos Momentos,
Precisam ser lembrados,
Por isso temos…
Fotografias.
Giovana Schneider: Escritora, Poeta, Contista e Colunista. Ocupante da cadeira de nº 06 da AFHAL (Academia Florianense de História, Artes e Letras “Flores Passinato Kuster”).