quarta-feira,
29 de maio de 2024

Dono de um dos cartões postais mais bonitos e famosos do ES, a ‘Pedra Azul’, completa 33 anos de conservação

Redação

O Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins, dono de um dos cartões postais mais bonitos e famosos do Espírito Santo, a Pedra Azul, completa, nesta quarta-feira (03), 33 anos. A Unidade de Conservação (UC) está sob gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e é um dos parques mais visitados do Estado, especialmente durante o Inverno.

Uma curiosidade é que a área onde está o conjunto rochoso da Pedra Azul, quase foi minerada para a construção da BR-262. Para protegê-la, além de toda a biodiversidade ao redor, o decreto nº 312 de 31 de outubro de 1960 criou a Reserva Florestal de Pedra Azul, tornando-se uma área protegida. Apenas em 1991 a unidade foi nomeada Parque Estadual Pedra Azul.

Entre as principais espécies vegetais da unidade, encontram-se uma variedade de orquídeas, bromélias, ingás, cedros, ipês, canelas, entre outras. Com sorte e silêncio, alguns representantes da fauna podem ser avistados nas trilhas, como tatus, veados, iraras, arapongas, macacos barbados (bugios), saguis, serpentes, entre outros.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *