quarta-feira,
29 de maio de 2024

Marechal Floriano está entre os 20 municípios do ES que receberão a vacina contra a dengue em fevereiro

Redação

O Ministério da Saúde divulgou a lista de cidades do ES que vão receber a vacina contra a dengue. Ao todo, foram incluídos 20 municípios para a imunização que começa em fevereiro. O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública. Ao todo, foram incluídos cerca de 500 municípios em 16 estados para receber o imunizante. O Sistema Único de Saúde oferecerá 6,2 milhões de doses ao longo de 2024.

O público prioritário para vacinação em 2024, será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa.

A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Em todo, existem no Estado, segundo dados de estimativa do Censo IBGE 2022, 246.651 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Nos 20 municípios já definidos para a receberem as primeiras doses, são 137.438 crianças e adolescentes nesta mesma faixa etária.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *