quarta-feira,
29 de maio de 2024

Marechal Floriano dá suporte a agricultura familiar com oferta de moagem e torra de café arábica produzido no município

Eduardo Antunes

A prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura está promovendo suporte para o produtor rural do município. No Centro de Agronegócios, localizado no trevo de Santa Maria, os agricultores podem levar o café, de sua colheita, para torrefação e moagem. Ao final do processo o café ainda é entregue embalado, pronto para ser consumido.

O secretário de Agricultura, Sérgio Stein, ressalta que este incentivo melhorou a qualidade do produto, uma vez que a política pública atende ao homem do campo e possibilita aos pequenos agricultores, consumir e experimentar seu próprio produto, sem mistura, nem atravessadores.

Segundo informações obtidas pelo portal Notícia Capixaba, a média de beneficiamento de café no local é de 50 sacas por ano. De acordo com o secretário, cada produtor pode deixar a quantidade de vinte quilos para passar pelo processo.

“Pelo esforço da gestão municipal e o suporte do governo do Estado, que cedeu o equipamento, o café de Marechal Floriano deu um salto de qualidade, sendo destaque em concursos no estado e em nível nacional”, pontuou Stein.

A servidora pública e agricultora, Alzineia Ferreira (foto) é produtora de café há décadas e atua no atendimento aos produtores para a torra e moagem do café. De acordo com ela, é uma grande ajuda às famílias que trabalham com o cultivo do produto, pois sem a despesa com este processo, sobra mais renda para as famílias e o produto vai puro, para sua mesa e de outras famílias.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.
Array

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *