sábado,
05 de outubro de 2024

Culinária suína pode dar título a Vargem Alta

“Vocação da cidade capixaba para a suinocultura é destacada em proposta que tramita na Assembleia”.

Redação

Em breve, Vargem Alta, município de 20 mil habitantes 136 quilômetros ao sul de Vitória, deve ganhar o título de capital estadual da culinária suína. Esse é o teor do Projeto de Lei (PL) 373/2024.

Protocolada pelo deputado Callegari (PL), a proposição altera a Lei 10.974/ 2019, que trata de homenagens e títulos a municípios capixabas. O autor defende sua medida na justificativa do texto:

“A homenagem aqui destacada é pautada no crescimento e desenvolvimento da culinária suína do município de Vargem Alta, fortalecendo o crescimento econômico, cultural e gastronômico do local. Deste modo, podemos elencar alguns tópicos importantes acerca do tema”.

Segundo Callegari, a popularidade dessa culinária tem relação com a tradição local na criação de suínos, que começou com forma de subsistência e se transformou atualmente em uma forte atividade econômica.

“Vargem Alta possui papel de grande importância na produção capixaba, representando mais de 11% do quantitativo de animais produzidos”, afirma o parlamentar ao citar dados de 2023. A média no período mensal foi de 2,3 toneladas de suínos abatidos no município.

Segundo o deputado, eventos como o Festival do Leitão no Rolete e o Festival da Carne Suína são exemplos de como essa culinária é apreciada pelo povo vargem-altense, mas também com apelo turístico e cultural.

As iniciativas são realizadas por meio de parceria entre os produtores locais e a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases) como forma de promover o consumo da carne de porco.

Tramitação

Os deputados das comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças vão emitir parecer sobre a matéria.

Acompanhe a tramitação completa

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *