Redação
Setenta e três seminaristas vindos das três dioceses capixabas (Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Colatina) juntamente com a Arquidiocese de Vitória participaram, no último fim de semana, 27 a 29 de setembro, do 39º Encontro de Seminaristas do Espírito Santo – ESES. O evento aconteceu em Vargem Alta e foi coordenado pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
Anualmente, a comissão organizadora é composta por oito seminaristas, sendo dois de cada casa de formação. Este ano, o encontro teve como representantes os seminaristas Anthonny Juan (3° ano de teologia) como coordenador geral e João Lucas Nunes (2° ano de filosofia) como vice-coordenador, ambos representantes da Diocese de Cachoeiro. “Foi gratificante fazer parte desta comissão organizadora, que trabalhou incansavelmente e com muito amor e dedicação para manter viva essa tradição em nosso regional.”, explicou o vice-coordenador.
A missa de abertura foi na Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, no distrito de Jaciguá, presidida pelo Vigário Episcopal para Ação Pastoral, Padre João Batista Maroni.
O ESES é um momento de comunhão entre os seminaristas diocesanos do Regional Leste 3, que, conforme seu estatuto, tem por objetivos:
- Partilhar a experiência formativa numa perspectiva de integração;
- Conhecer a história da diocese onde é realizado o encontro mediante uma apresentação cultural;
- Propiciar um ambiente que promova a oração;
- Propiciar momentos de descanso e descontração para favorecer o relacionamento humano e fraterno.
A missa de encerramento foi presida pelo padre Ronaldo Borel. “Foi uma experiência muito importante para nossa caminhada vocacional e recebemos este desafio com alegria e entusiasmo. Foi uma experiência muito importante para nossa caminhada vocacional e recebemos este desafio com alegria e entusiasmo.” Finalizou João Lucas.
ESES
O primeiro encontro foi realizado em 1984 em Santa Isabel, Domingos Martins, e a cada ano é realizado em uma das quatro dioceses do Espírito Santo. A responsabilidade da organização fica a cargo dos seminaristas, constituídos em uma equipe com dois representantes de cada casa. “No ano que vem, celebraremos a 40ª edição do encontro, que já se tornou tradição em nosso regional, e será sediado na Diocese de São Mateus”. Finaliza.