domingo,
07 de dezembro de 2025

Geral

Prefeitura de Vargem Alta divulga novo boletim sobre a Dengue

Portal Notícia Capixaba.

A Prefeitura de Vargem Alta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um novo boletim epidemiológico para Dengue em Vargem Alta. De acordo com a Vigilância Sanitária, o documento, que é o mesmo enviado para a Secretaria de Estado da Saúde, apresenta dados completos sobre os registros da doença, desde a primeira semana deste ano. Clique aqui e veja os dados.

A administração tem continuado com o trabalho intenso de vistoria, busca ativa por focos e mutirões de limpeza. Hoje o município serrano conta com o trabalho de vários agentes de saúde que fazem vistorias e orientações aos moradores sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Segundo informação da Vigilância Sanitária, as orientações têm o intuito de fazer com que todas as pessoas parem para pensar sobre o que deve fazer para combater a dengue, além de unir o poder público e a sociedade civil para que juntos promovam ações de conscientização sobre a doença.

A Vigilância Sanitária informou ainda que o setor vem realizando palestra nas escolas, onde os alunos recebem orientações sobre como as doenças são transmitidas, sintomas, soluções de combate ao foco do mosquito, entre outras informações importantes no combate a epidemia.

Criadouros

Os principais criadouros do Aedes aegypti são vasos de planta e pratinhos que ficam sob os vasos para recolher a água (31,3%); depósitos de água para consumo humano (23,57%) – tanto depósitos elevados quanto ao nível do solo; pneus, câmaras de ar, entulhos, sucatas deixadas a céu aberto (25,1%); calhas, ralos, floreiras de cemitérios (18%); e, em menor proporção, depósitos naturais, como bromélias, oco de árvores e buracos em rochas (2,1%).

Para eliminar os focos do mosquito e consequentemente reduzir o índice de pessoas doentes, é necessária a contribuição de todos: Estado, os municípios e a população. Somente com a união dos esforços será possível combater o mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya.

Uma vez que as doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, as formas de prevenção das três doenças são as mesmas e baseiam-se no controle da proliferação do vetor. São medidas simples, e talvez por isso algumas passem despercebidas. A dica, então, é fazer uma lista com tudo o que deve ser verificado dentro de casa e no quintal para que nenhum item importante seja esquecido.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Onze municípios, entre eles Alfredo Chaves, Castelo e Iconha, estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Geral

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

Geral

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Geral

Secretária desmente boatos sobre fechamento de UBSs e destaca reestruturação histórica na Saúde de Cachoeiro

Geral

Congresso derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental

Geral

Os segredos do município capixaba que mais consegue reaproveitar o lixo descartado pela população

Geral

MPC-ES cria o Núcleo de Gestão Estratégica de Informações para combater a má gestão dos recursos públicos

Geral

Tribunal de Contas orienta prefeitos e Secretários de Finanças sobre medidas urgentes a serem tomadas em 2026 em relação à reforma tributária