Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Domingos Martins BR-101/Sul

BR-101/Sul


Vítimas da tragédia com grupo de dança Bergfreund na BR-101, são homenageadas com monumento em Domingos Martins

 

22.10.2021

 

 

Foto: Ascom/PDM

 

Redação/Ascom da PDM

 

Diante de muita emoção, foi inaugurado nesse quinta-feira (21), o monumento que busca homenagear as vítimas do acidente com o grupo Bergfreunde e também todos aqueles que fazem parte de grupos de danças folclóricas no município. A obra reside na Praça Dr. Arthur Gerhardt, a mais famosa de Domingos Martins. 

 

O monumento foi construído pelo artista Hipólito Alves e custeado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A obra de arte é fruto de um pedido das mães das vítimas do trágico acidente que, em 2017, tirou 11 vidas. O acidente aconteceu na BR 101, em Mimoso do Sul. O grupo folclórico voltava de uma apresentação em Juiz de Fora, Minas Gerais, quando uma carreta que transportava placas de granito chocou-se contra o micro-ônibus onde eles estavam. 

 

A obra é formada por um casal de dançarinos vestidos com roupas típicas dos grupos folclóricos do município. Ela pesa 500 quilos, é feita de liga de minério e calcita e demorou 120 dias para ser finalizada. O monumento também possui uma placa onde, em volta dela, foram colocadas 11 estrelas com as fotos e nomes das vítimas do acidente: Aloisio, Fabiana, Gabriel, José Ronaldo, Karinny, Luiz Fabiano, Marilia, Nandeiara, Pedro Lucas, Suzana e Vanderli. Durante a cerimônia de inauguração, os sobreviventes do acidente também foram homenageados. 

 

A gerente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Dulciele Stein Suela, iniciou a cerimônia, lendo uma mensagem em nome da Secretaria e da Prefeitura. “Hoje nossa homenagem vai para estes 11 jovens, que levavam nossa cultura e o nome do nosso município ao redor do mundo. Hoje são 11 estrelas que brilham no céu e que, com certeza, neste momento estão muito felizes ao se sentirem lembrados e homenageados, e terem seus nomes marcados para sempre na história de nosso município”. 

 

O coronel da Polícia Militar, Marcelo Muniz, realizou um momento de oração. “Esse monumento é um testemunho de cultura, de paz, de amor, de alegria, de satisfação e honra de representar uma terra, uma cultura e uma cidade e em todo lugar por onde se apresentavam. Em segundo lugar, este não é um monumento que fala de morte, apesar da falta e da saudade. Esse é um monumento de vida”. 

 

Duas mães de vítimas ofereceram ao Prefeito de Domingos Martins, Wanzete Kruger, uma placa de agradecimento. “As nossas estrelas levavam a cultura do nosso município para vários lugares enquanto estavam na Terra. Esse monumento é apenas uma homenagem por tudo o que eles fizeram.”, disse o prefeito.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web