Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Alfredo Chaves Turismo

Turismo


Concessão do parque da Cachoeira de Matilde irá isentar alfredenses de cobrança de ingressos

Conforme informações da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, todas as decisões tomadas, inclusive a elaboração do edital, tiveram a participação do Conselho Municipal de Turismo e da Associação Comunitária de Matilde que acompanharam de perto todas as deliberações.

 

10.11.2021

 

 

 

Redação

 

A cachoeira de Matilde, importante atrativo turístico de Alfredo Chaves, após deliberações favoraveis pelo Conselho Municipal de Turismo, está disponível para concessão por tempo de uso determinado de 15 anos. Moradores do município serão isentos de pagar pelo ingresso. 

 

Sobre a cobrança para o acesso, o edital da Concorrencia Pública 001/2021, deixa claro que moradores do município serão isentos da taxa.  Para ter direito a isenção o usuário residente deverá apresentar um documento específico de identificação, emitido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. 

 

Já relação ao estacionamento, o edital não cita cobranças, porém delega a concessária a implantação de sistema ordenado de parada às margens da Rodovia ES-146, em ponto autorizado, conforme protocolos do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER/ES).

 

Conforme informações da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, todas as decisões tomadas, inclusive a elaboração do edital, tiveram a participação do Conselho Municipal de Turismo e da Associação Comunitária de Matilde que acompanharam de perto e fizeram deliberações favoráveis.  “O Conselho de Turismo é bastante representativo com membros do setor privado desde empreendedores, donos de pousadas e comércio local em geral, sindicatos e associações, que possibitou ouvir todas as opiniões", relatou secretário, Ricardo Nascimento. 

 

Ricardo enfatizou ainda que trata-se de uma parceria público privada, através de uma concessão, que diferentemente de um processo de privatização, será fiscalizada pelo municipio,  a qual trará diversos benefícios a cidade, tais como contratação de trabalhadores pela empresa vencedora,  manutenção do bem público além da aplicação de diversas melhorias, previstas no cronograma do edital. 

 

De acordo com um dos parágrafos do edital, a concessão busca estimular o aproveitamento do potencial turístico do Parque Ecológico da Cachoeira de Matilde, visando sua conservação, manutenção e valorização.  

 

Quem também concorda com concessão é o presidente da Associação Comunitária de Matilde, Maxwell Veloso. "Toda a comunidade alfredense vai ganhar com a concessão, porque a parceria vai possibilitar fazer as melhorias que o todo o espaço da Cachoeira precisa e consequentente promover nossos pontos turísticos e oferecer serviços de qualidade e com segurança para os turistas e visitantes. Vamos torcer para dar certo e assim todos serem beneficiados", comemorou. 

 

O prefeito, Fernando Videira Lafayette acredita em futuros bons resultados, ao levar em conta que o edital preve de forma especifica várias melhorias que devem ser implementadas ao longo do periodo conforme um cronograma.  “Todo o parque estará apto a desenvolver as atividades de turismo, de esporte de aventura e de lazer de forma sustentável com atendimento e serviços qualidade. Queremos com o apoio de todos os parceiros que vem discutindo a concessão do espaço conosco, oferecer aos visitantes uma infraestrutura do local em bom estado de funcionamento e segurança”, completou.

 

Quem mais não vai pagar ingresso: 
- Estudantes uniformizados da pré-escola, ensino fundamental e ensino médio para realização de atividades de educação em dias úteis;
- Professores de instituições de ensino, quando a visita for para a realização de atividades de educação ambiental e em atividades curriculares em dias úteis;
- Autoridades governamentais e visitantes oficiais;
- Policiais, bombeiros e servidores dos órgãos governamentais de Controle e Fiscalização do Meio Ambiente;
- Guias de turismo e entidades sem fins lucrativos desde que a visita tenha a finalidade social e assistencial;

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web