Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Espírito Santo Agricultura

Agricultura


Rio Novo do Sul pode ser capital do açaí capixaba

Juçara, o fruto da palmeira de mesmo nome, é extraído para beneficiamento da polpa, assim como o açaí

 

08.03.2022

 

 

Foto: Incaper

 

Redação

 

O Projeto de Lei (PL) 103/2021, apresentado pelo Dr. Emílio Mameri (PSDB), reconhece Rio Novo do Sul como a Capital Estadual do Juçara – o fruto da palmeira homônima. O cultivo do “açaí capixaba” gera emprego e renda no município, afirma o deputado. 



Para a deferência ser formalmente reconhecida, Mameri propõe alterar o Anexo I da Lei 10.974/2019, que reúne leis sobre a concessão de títulos em homenagem a municípios. 

 

Juçara



Amparado em uma reportagem, o parlamentar destaca que a extração dos frutos (coquinhos) começou de maneira informal há 20 anos em Rio Novo do Sul. Lá, tradicionalmente extraía-se o palmito, o que causava a morte da palmeira, e os coquinhos eram descartados. 



Entretanto, a popularização do açaí mudou esse cenário. “O mercado de juçara possui grande potencial de crescimento e pode se fortalecer em toda a Região Sudeste devido ao crescimento do consumo de açaí no mercado”, salienta o autor. 



Apesar de renderem frutos parecidos, o açaí é natural da região amazônica, enquanto seu “parente”, o juçara, é característico da Mata Atlântica. Além disso, juçara é uma palmeira com um tronco; já do açaizeiro saem vários. Entretanto, as polpas beneficiadas das duas espécies são parecidas.



Tramitação 



A proposta, já acolhida pela Comissão de Justiça, será analisada também pelos colegiados de Agricultura, Turismo e Finanças. 

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web