Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Cachoeiro de Itapemirim Geral

Geral


Programa Cuidar Mais 2022 é apresentado aos educadores de Cachoeiro

 

12.05.2022

 

 

Foto: BRK Ambiental

 Encontro com Educadores BRK -  Programa CuidarMais

 

Redação

 

Educadores de Cachoeiro de Itapemirim estão reunidos na sede da BRK, na Ilha da Luz, para a apresentação da edição 2022 do Programa Cuidar Mais, que promove ações de sensibilização em escolas do município, despertando para a importância do saneamento e sua relação com a saúde e o meio ambiente.

 

O evento iniciou nesta quarta-feira, 11, com os educadores das escolas de Ensino Fundamental. Já nesta quinta-feira, 12, a apresentação é para os profissionais das escolas de Educação Infantil. Além dos gestores, pedagogos e professores das instituições de ensino participantes do programa, os encontros contam com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEME), parceira da BRK na iniciativa.

 

“Nesses encontros apresentamos a metodologia do programa, assim como os objetivos e os resultados esperados com a participação da escola e das famílias dos alunos. Também faremos a entrega do material pedagógico, com jogos educativos, atividades e vídeos propostos para as instituições de Educação Infantil”, explica a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Micheline Bernabé.

 

Os educadores que estiveram no evento ainda puderam assistir a uma palestra da comunicadora e coach Lis Bravin, com o tema “Resgatando o seu propósito”. A apresentação também ocorre nesta quinta, 12, para promover uma reflexão e reconexão dos educadores com seu propósito pessoal e profissional, buscando motivar os profissionais para esse momento de retomada do programa em seu formato presencial.

 

A pedagoga Karla Lima Castanho, da EMEB Galdino Theodoro da Fonseca, localizada no bairro Jardim Itapemirim, esteve presente no evento na quarta-feira, 11. Ela destacou que a instituição já participou outras vezes do programa e elogiou a atenção da BRK com os profissionais de educação. “Os alunos ficam muito empolgados ao participarem das ações do Cuidar Mais, que serve para eles reconhecerem a realidade a sua volta e trazerem essa realidade para dentro da escola. O evento foi muito bacana, com muito carinho e acolhida da BRK”, disse.

 

Como se dará o programa

 

O Programa Cuidar Mais possui um formato diferenciado para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Na Educação Infantil, o programa levará informações sobre saneamento e saúde, uso consciente da água e cuidados com os recursos naturais aos alunos do Pré II de 12 escolas participantes. “Os professores terão o papel de dialogar e incentivar os alunos a desenvolverem, junto a seus familiares, atividades de conscientização sobre a importância do saneamento e dos recursos hídricos”, destaca a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK, Micheline Bernabé.

 

A etapa seguinte se dará por meio da “Corrida do Saneamento”, um grande jogo de tabuleiro em que os estudantes são os próprios peões, avançando de casa ao responderem perguntas sobre reciclagem, uso consciente da água, descarte correto de lixo, entre outras. As atividades da Educação Infantil serão concluídas na Mostra Cultural Cuidar Mais, em que os alunos apresentarão aos seus familiares e convidados o conteúdo didático trabalhado em sala de aula, através de performances de arte, como danças, teatro e coral. 

 

No Ensino Fundamental, o Programa Cuidar Mais será desenvolvido em turmas de 8º anos de sete escolas participantes, sendo estimulados a desenvolverem pesquisas e entrevistas no entorno da escola ou no bairro onde moram, para identificar os avanços do saneamento e/ou boas práticas ambientais desenvolvidas pelos moradores. As ações identificadas serão documentadas através de vídeos.

 

Na sequência, os alunos responsáveis pelos vídeos selecionados em cada escola participarão de um Laboratório de Edição de Imagens, com orientações para a produção final do material. O resultado será apresentado para os familiares dos estudantes e convidados no “Cine BRK Sustentável”, previsto para o mês de novembro, em uma sala de cinema do município.

 

Em ambos os formatos, as instituições de ensino poderão contar com apoio da equipe de Responsabilidade Socioambiental da BRK para dialogar com os alunos e seus familiares sobre os temas trabalhados pelo programa em palestras promovidas nas escolas. “Nas escolas de Ensino Fundamental, os alunos também poderão participar de visitas virtuais às Estações de Tratamento de Água e Esgoto da BRK, com o uso de óculos de realidade virtual, por meio do programa Portas Abertas 360°”, completa Micheline Bernabé.

 

Escolas participantes do Programa Cuidar Mais 2022:

 

Educação Infantil

Centro de Ensino Lauro Pinheiro - CELP
Colégio Jesus Cristo Rei
EMEB Alair Turbay Baião
EMEB Albertina Macedo
EMEB Governador Eurico Vieira de Resende
EMEB Mª Tereza Brandão de Mello
EMEB Normília da Cunha dos Santos
EMEB Prof.ª Cely Santos de Oliveira
EMEB Prof.ª Maria do Carmo Magalhães
EMEB Zilda Soares Moura
Escola Bem-te-vi
Instituto de Pesquisas Educacionais – IPE

 

Ensino Fundamental

Colégio Jesus Cristo Rei
EMEB Anacleto Ramos
EMEB Galdino Theodoro da Fonseca
EMEB Maria das Dores Pinheiro Amaral
EMEB Prof. Pedro Estelita Herkenhoff
EMEB São Vicente
EEEFM Quintiliano de Azevedo

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web