Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Afonso Cláudio Educação

Educação


Escola de Afonso Cláudio promove projeto interdisciplinar ‘Faces, Vozes e Raízes’

 

13.05.2022

 

 

 

Redação

 

Alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio, localizado no município, participam da reativação do Núcleo de Humanas, com a abertura do projeto interdisciplinar “Faces, Vozes e Raízes”realizado pelos professores da área de Ciências Humanas. 

 

A atividade foi realizada na última semana e contou com a apresentação de um poema escrito pelo aluno do 9º ano Pedro Arthur Clemente Roriz, além da palestra com a militante e ativista do Movimento Negro, Noemi Dandara, com o tema: “Empoderamento e Luta por Igualdade”. A ação contou ainda com a apresentação cultural realizada por alunos de diversos anos/séries e, o fechamento das atividades do dia, com uma apresentação cultural realizada pela banda local AFCria. 

 

O projeto “Faces, Vozes e Raízes” tem como objetivo promover a valorização da história e cultura afro-brasileira para os alunos e a comunidade escolar, com o intuito de reduzir a prática do racismo e o preconceito na escola, além de promover o respeito às diferenças. O projeto teve início em abril e vai até o mês de novembro. A proposta é que sejam construídas atividades mensais voltadas para o objetivo proposto. 

 

O aluno Pedro Arthur, do 9º ano, elogiou as atividades realizadas pelo projeto na escola e considerou a ação muito importante para a sociedade. “Deveriam fazer mais projetos assim nas escolas e nessa também”, disse ele. 

 

“Achei um projeto muito gratificante, de tremendo peso para a escola. Se fosse aplicado mais esse tema na sociedade, teríamos uma sociedade menos racista. O certo era as pessoas prestarem atenção na mensagem que a apresentação teve para levar para a vida, o racismo pra quê? Os negros também têm voz”, destacou o aluno Guilherme de Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio.

 

O diretor da unidade escola de Afonso Cláudio, Júlio César da Silva, salientou que o tema é importante para que se possa compreender melhor todo o processo cultural afro-brasileiro. “E, desta forma, aprendendo a respeitar a diversidade cultural e a promover a disseminação da cultura afro no contexto escolar", pontuou.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web