Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Espírito Santo Saúde

Saúde


Positividade de testes para detecção da Covid-19 volta a crescer e é maior dos últimos quatro meses

 

01.07.2022

 

 

 

Redação

 

A positividade dos testes disponibilizados para a detecção da Covid-19 no Espírito Santo fechou o mês de junho consolidando a crescente de casos no Estado. De acordo com os dados disponibilizados no Painel Covid-19, até essa quarta-feira (29), as amostras coletadas em todo o mês apresentam 27% de positividade, a maior desde março.

 

Os meses de março e abril sinalizaram uma redução de casos da Covid-19 no Estado, apresentando positividade de 7,1% e 3,5%, respectivamente. Em maio, observa-se uma crescente, com 10,3% dos testes positivos e consolidada em junho.

 

Além disso, os testes realizados em junho representam quase 90% do total de testes feitos nos três meses anteriores. Entre março e maio deste ano, o Estado contabilizou pouco mais de 217 mil testes, enquanto que em 29 dias foram realizados, aproximadamente, 206 mil testes.

 

O aumento também é observado em relação aos testes de antígenos, aqueles de resultado rápido e que são oportunizados à população em pontos de testagens estaduais e municipais. Entre março e maio, foram pouco mais de 174 mil testes realizados e uma positividade média de 7,8% das análises durante os três meses. Só em junho, somam mais de 180 mil testes realizados em todo Estado e uma positividade de 28,5% das amostras.

 

A crescente da positividade vai ao encontro do cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado, com aumento da taxa de transmissão, acima de 1, e configura a segunda maior onda deste ano, ficando atrás do aumento registrado em janeiro e fevereiro. “Estamos com uma alta taxa de transmissão no momento e quando temos muitos casos, as pessoas mais vulneráveis e não totalmente vacinadas podem desenvolver a forma mais grave da doença e vir a óbito”, explicou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (Sesa), Luiz Carlos Reblin.

 

Ele orientou que os cuidados aprendidos desde o início da pandemia devem continuar sendo reforçados, incluindo a vacinação e a atualização dos esquemas vacinais. “Essas regras de manter distanciamento em locais com muita circulação, usar as máscaras e a higienização das mãos continuam tão importantes quanto era no começo da pandemia. Junto a isso, temos a vacinação contra a Covid-19, com doses disponíveis à população que precisa atualizar os esquemas vacinais com o quantitativo de doses referentes à faixa etária”, disse Reblin.

 

Onde testar

 

Pelo Estado, estão disponíveis a testagem por livre demanda (sem agendamento) nos seguintes locais:

 

- Rodoviária de Vitória (Vitória): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para a realização de Teste Rápido de Antígeno;

- Ufes (Campus Goiabeiras): de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30 (com intervalo de 12h às 13h), para a realização de Teste Rápido de Antígeno;

- Ufes (São Mateus): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pra a realização de Teste Rápido Antígeno;

- Terminal de Laranjeiras (Serra): de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, para a realização de Teste Rápido de Antígeno.

 

Para a testagem por agendamento:

 

- Aeroporto de Vitória (Vitória), para a realização do exame RT-PCR e de Teste Rápido Antígeno: todos os dias, 24h;

- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves, o Himaba (Vila Velha), para a realização do exame RT-PCR e de Teste Rápido de Antígeno: segunda a sexta, das 09h às 15h30;

- Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, para a realização de Teste Rápido de Antígeno: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h (com intervalo das 11h30 às 13h30);

- Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), para a realização de Teste Rápido de Antígeno: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

Os agendamentos de testes de RT-PCR devem ser realizados em www.agendamento.saude.es.gov.br , e, para os locais com agendamento de Teste Rápido de Antígeno, deverá ser realizado no site Vacina e Confia (https://vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao/). Além disso, no Vacina e Confia, a população tem acesso aos pontos de testagens municipais.

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web