Menu

Notícia Capixaba - Navegação

Home Brasil Artigo/Opinião

Artigo/Opinião


Tradutor médico: em que área atuar?

 

08.03.2021

 

 

Foto: Divulgação/Reprodução 

 

Conteúdo Patrocinado 

 

 

No campo da pesquisa médica muito se fala sobre a necessidade de tradutores profissionais na elaboração de documentação física, ou seja, laudos médicos, relatórios, artigos científicos, bulas, etc. Mas você sabia que a função do tradutor médico pode ir além do papel?

 

Serviços de tradução médica profissional oferecidos por agências como a Pró Translate são solicitados ao redor do mundo devido à sua imensa importância na difusão do conhecimento médico. A medicina, como diversos outros campos de pesquisa, está sempre se atualizando com novas descobertas e aprimoramentos. Seja em protocolos e inovações tecnológicas de campos práticos, ou também com elaboração de novos medicamentos e surgimento de novas doenças.

 

Além da elaboração de documentos, estudos, pesquisas, uma maneira fundamental para que os profissionais de saúde se atualizem é através da participação em congressos, simpósios e conferências. Nestes encontros, que podem ser realizados presencialmente ou online, normalmente são apresentadas descobertas de alta relevância para o setor e é comum que haja um intercâmbio cultural e idiomático muito grande, pois muitas das palestras contam com profissionais internacionais.

 

Para que as informações apresentadas cheguem a todos os ouvintes e espectadores, a produção destes eventos conta fundamentalmente com um profissional de tradução conhecido como intérprete. O intérprete é um especialista em idiomas, e também no campo de atuação apresentado. Sua função será a de ouvir, traduzir e transmitir as informações passadas pelo palestrante ao público com velocidade praticamente instantânea, e na prática funciona da seguinte maneira: 

 

Em eventos realizados presencialmente o intérprete fica localizado em uma cabine de som separada escutando através de um ponto eletrônico o discurso do palestrante. A tradução ocorre simultaneamente e é transmitida através de fones disponibilizados pela produção do congresso aos ouvintes. Em discursos menores ocorre à tradução, ou interpretação consecutiva, que é quando o conferencista fala um pequeno trecho e logo em seguida o intérprete traduz. Para discursos e apresentações longas esta segunda modalidade não é recomendável. 

 

Como você pode ver, esta função requer expertise e alta capacidade de concentração e multifoco e são poucos os profissionais que conseguem executá-la com maestria, por isso é importante buscar profissionais qualificados se você necessita deste tipo de serviço.

 

Dada à complexidade, desgaste e importância desta função, o Sindicato Nacional dos Tradutores (SINTRA), órgão que regulamenta a profissão de tradução e intérpretes no Brasil, recomenda que sejam contratados dois profissionais para realizar a tradução, ou interpretação simultânea. Esta recomendação compreende tanto atendimentos realizados presencialmente, quanto remotamente e pode ser significativo para a qualidade do serviço prestado.

 

No site do SINTRA você também pode verificar valores sugeridos para esta função. Se você já é tradutor médico, e possui as habilidades neste artigo, que tal se aventurar em uma especialização como intérprete? É recomendável procurar cursos livres que te possibilitem atuar nesta nova função com maestria nesta profissão muito necessária, pouco difundida e muito promissora. 

 

 

 

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

 

Comentários Facebook


Agora ficou mais fácil para você leitor,
sugerir pautas e interagir com o jornal.

 

  (28) 99938-5959

  noticiacapixabaes@gmail.com

  noticiacapixaba@noticiacapixaba.com

  redacao@noticiacapixaba.com

 

Siga-nos no Facebook!

Notícia Capixaba

 

O Portal Notícia Capixaba é campeão de acessos no segmento de portais de notícias regionais e se esforça para atender o cidadão com o que há de mais profissional em informação.

 

© Notícia Capixaba. Todos os direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web