Foto: Rael Sérgio |
Quem participou da 4ª Noite Alemã, em Santa Maria de Marechal, Marechal Floriano, já está com saudade. A belíssima festa, que celebra a tradição e a cultura alemã, foi uma realização dos grupos de Dança Alemã Kindertanz e Grünes Tal. O objetivo da comunidade é manter e preservar as tradições culturais.
O evento aconteceu neste sábado (19). Todos os detalhes, desde a decoração, passando pela escolha dos músicos e chegando aos pratos da culinária alemã que foram servidos durante a festa, foram cuidadosamente escolhidos.
O Salão Comunitário de Santa Maria de Marechal se vestiu das cores da Alemanha. Os portões foram abertos por volta das 16 horas. Os convidados foram recepcionados por uma linda mesa com pães e salsichas. Mas o que chamou mesmo a atenção de todos foi um delicioso queijo pesando mais de 15 quilos.
A música começou com Lucilla Littig Klippel e seu acordeon. Em seguida, a Banda Cultural Martinense entrou em cena. O jantar alemão foi servido ao som de Éden e Acordeon show, que fez a criançada dançar muito.
No cardápio do jantar, Eisbein (joelho de porco), Kassler (carré), Gulasch (carne com molho), Spätzle (macarrão alemão), Würstchen (salsichas), Sauerkraut (chucrute), Kartoffeln (batatas), Knödel (caldo com bolinho de pão), Apfelstrudel (torta de maçã), tortas, além de muito chopp.
Mas as atrações principais da festa foram os grupos de dança alemã. As apresentações folclóricas encantaram crianças e adultos. Três grupos de dança – de Santa Maria de Jetibá, de Afonso Cláudio e de Campinho – foram convidados para participar da Noite Alemã e fizeram bonito.
O momento mais aguardado foi à apresentação dos grupos anfitriões. O Kindertanz Infantil e o Kindertanz juvenil arrancaram aplausos do público. E o show dos integrantes do Grünes Tal emocionou a todos os presentes. “Essa apresentação deles foi de arrepiar. Eu fiquei muito emocionada e até gravei, porque merece ser mostrada para muita gente”, disse a pedagoga Geisamara Moreira Mill, que estava com a filha Sara e mais 40 familiares na festa.
O cônsul honorário da República Federativa da Alemanha no Estado do Espírito Santo, Renato Kröhling, ressaltou que o mais importante é a preservação da cultura. “É muito bonito ver as crianças participando de uma festa como essa e fazendo as apresentações juntas, nos grupos de dança. É isso que temos que incentivar: a preservação da cultura, a tradição familiar e a educação.
Para fechar a noite com chave de ouro, a Banda Fröhlich tocou até a madrugada de domingo (20), agitando o baile típico. Foi muita dança e diversão para crianças e adultos.