terça-feira,
05 de agosto de 2025

Agricultura

Azeite de abacate é tema com produtores de Marechal Floriano

Foto: Incaper

 

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou o 3º Dia de Campo da Cultura do Abacate na propriedade Venturini, na comunidade de Victor Hugo, em Marechal Floriano. O evento contou com a participação de 86 pessoas entre produtores, técnicos e estudantes das regiões serrana e do Caparaó.

 

O dia de campo contou com cinco estações. A primeira tratou sobre o azeite do abacate, que vem sendo desenvolvido em outros estados brasileiros e foi comandada pelo extensionista do Incaper, Ubaldino Saraiva. A segunda foi ministrada pelo pesquisador do Incaper João Batista Silva Araújo, que apresentou um trabalho mostrando as potencialidades do consórcio de abacate com outras culturas principalmente com o café arábica na região.

 

O produtor Alberto Falqueto ministrou a terceira estação e falou sobre implantação de lavouras, espaçamentos e variedades. Ele também fez um demonstrativo do mercado tanto interno, quanto externo, mostrando que o abacate continua sendo uma boa fonte de renda para a agricultura familiar. Além disso, falou das principais variedades que vêm sendo cultivadas na região serrana do Estado.

 

Na quarta estação, o assunto discutido foi o manejo e controle das pragas e doenças do abacate, com o pesquisador do Incaper Hélcio Costa, que apresentou as principais doenças do abacate e o controle seguindo toda instrução técnica recomendada para a cultura. 

 

A última estação foi sobre variedades, mercados e enxertia, que alertou os agricultores sobre o uso de adubo líquido. Muitos produtores estão adquirindo produtos que estão sendo recomendados para uso de forma inadequada e com preços elevados, o que compromete a safra seguinte. A recomendação é que o produtor busque informações nos escritórios do Incaper.

 

“A cultura do abacate está em pleno crescimento em Marechal e nos demais municípios das Regiões das Montanhas e do Caparaó. É mais uma das alternativas de diversificação agrícola que os agricultores familiares podem ter na propriedade. Além de fácil manejo e de pouco uso de agrotóxicos, ou quase nada, a cultura permite através das diferentes cultivares de épocas de maturação, uma colheita de março a novembro, o que garante renda praticamente o ano todo, explicou o extensionista Cezar Krohling.

 

Ele também ressaltou que é uma cultura perene e que permite o consórcio com várias outras culturas, o que é interessante principalmente para os pequenos produtores. “Para finalizarmos, não podemos deixar de falar que o abacate é uma fruta bastante consumida e de várias formas e que tem apresentado crescimento de consumo em todo território nacional”, disse Krohling.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Agricultura

Exportadores de café seguem enfrentando dificuldades para consolidar embarques nos portos do Brasil

Agricultura

Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins e Venda Nova lideram ranking da produção do morango no ES

Agricultura

Espírito Santo bate recorde histórico em crédito rural e já planeja nova safra

Agricultura

Queijos de Marechal conquista medalhas de prata e bronze, e de D. Martins medalhas de ouro no VIII Prêmio Queijo Brasil

Agricultura

Ricardo Ferraço e Enio Bergoli participam do início da colheita da safra 2025 de café arábica em Venda Nova

Agricultura

Vargem Alta recebe 1ª Festa do Abacate e 1º Concurso de Peso e Qualidade da fruta

Agricultura

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva na Região Serrana

Agricultura

PL pode transformar Alfredo Chaves na Capital Estadual do Inhame