terça-feira,
26 de maio de 2026

Saúde

Unimed Sul Capixaba integra grupo de centros de pesquisa que estudam a Covid-19 no Brasil em Cachoeiro

 

 

Foto: Unimed

 

Redação

 

A Unimed Sul Capixaba, em Cachoeiro de Itapemirim, é um dos participantes do estudo Coalizão Covid Brasil – Projeto V, que analisa o uso e a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com sintomas leves da doença. A investigação teve início em abril, com o recrutamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus que estavam em tratamento no ambulatório de Síndrome Gripal da Unimed, localizado na unidade do Centro de Cachoeiro, e deve durar até o mês de agosto.

 

O trabalho, que é coordenado pelo Centro de Estudo e Pesquisa da cooperativa, contribuirá para apontar se a hidroxicloroquina proporciona um melhor desfecho do quadro do paciente, com impacto sobre a replicação do vírus e impedindo o agravamento dos sintomas e as complicações. Como consequência, tem-se a redução da necessidade de internações. 

 

No Brasil, o estudo é coordenado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Além da Unimed Sul Capixaba, que foi convidada a integrar o projeto, integram o estudo outros 99 centros de pesquisa do Brasil, incluindo grandes hospitais como Albert Einstein e Sírio Libanês.

 

O coordenador da Unimed Oncologia e pesquisador do Centro de Estudo e Pesquisa, Raphael Luzório Fernandes, explica que a aplicação da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19 ainda não tem os efeitos comprovados cientificamente e que por isso o estudo é tão importante. “São muitas as discussões a respeito. Com a pesquisa teremos a chance de comprovar a eficácia ou afastar essa hipótese de forma definitiva. É uma satisfação ter a cooperativa participando de um estudo tão relevante”, afirma.

 

O coordenador do Centro de Estudos  e Pesquisa da cooperativa, Bruno Beber, também destaca a importância de participar de uma pesquisa relacionada à Covid-19. “Integrar o grupo das 100 instituições de saúde da Coalizão Covid Brasil – Projeto V coloca a cooperativa em sintonia com outros importantes centros de pesquisa de todo o Brasil”, finaliza

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Frio, banho quente e roupas guardadas: dermatologista alerta para os riscos do inverno à saúde da pele

Saúde

Cartórios de Notas do ES registram quase 500 manifestações de doação de órgãos em dois anos 

Saúde

Anvisa suspende venda de xarope por risco de arritmia grave

Saúde

Outono exige atenção redobrada com a saúde respiratória das crianças

Saúde

Cachoeiro confirma primeiro caso de Mpox, e prefeitura emite nota de esclarecimento sobre o caso

Saúde

Anvisa emite alerta para risco de pancreatite aguda associada ao uso indevido de canetas emagrecedoras

Saúde

Procon-ES alerta consumidores sobre venda irregular de “canetas emagrecedoras”

Saúde

Saúde: Ampliação do Micropolo Serrano reforça atendimento especializado em Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova