domingo,
06 de julho de 2025

Geral

Em pouco mais de um ano, usina fotovoltaica da BRK gerou cerca de 18.000 kWh de energia sustentável em Cachoeiro

Foto: BRK Ambiental

 

Redação

 

Primeira planta de geração de energia solar da BRK Ambiental colocada em funcionamento no País, a usina fotovoltaica da concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim completou um ano no mês de setembro. Nesse período, foram gerados cerca de 18.000 quilowatt-hora (kWh), em uma média mensal de aproximadamente 1.500 kWh.

 

A energia seria o suficiente para atender simultaneamente 15 residências que possuem o consumo médio em Cachoeiro de Itapemirim. Instalada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Córrego dos Monos, o destino da energia produzida pela usina fotovoltaica, entretanto, beneficia todo o município, com ganhos ambientais e de eficiência nos serviços da concessionária, como explica o gerente operacional da BRK Ambiental, Jocimar de Assis Alves.

 

“A energia é, inicialmente, direcionada para o funcionamento da ETE de Córrego dos Monos e o excedente é distribuído para outros sistemas, tanto de distribuição de água, quanto de coleta e tratamento de esgoto. É uma energia de fonte limpa e renovável, gerada a partir da captação da energia solar por meio de placas fotovoltaicas, o que promove baixo impacto ambiental e mantém o nosso propósito de sustentabilidade em todas as esferas de atuação”, afirma Jocimar de Assis Alves.

 

O gerente destaca que a energia gerada é suficiente para abastecer 23 das 90 instalações de energia ligadas aos sistemas de água e esgoto do município, entre macromedidores, reservatórios e unidades de captação, tratamento e distribuição. Além de não gerar ruídos, oferecendo mais conforto aos trabalhadores e moradores do seu entorno, a usina exige manutenção mínima e pode ser monitorada remotamente, por meio da internet.

 

Para o diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro, Bruno Ravaglia, além do aspecto ambiental, a energia fotovoltaica permite que a concessionária tenha mais autonomia e segurança na prestação dos serviços de água e esgoto no município. “A energia é um insumo fundamental para a operação dos sistemas de saneamento. Atuamos com o compromisso de ampliar a consciência ambiental nas localidades em que atuamos e isso passa por todos os nossos projetos. A usina fotovoltaica foi um investimento dentro desse escopo. Com pouco mais de um ano de funcionamento, ela permitiu mais segurança em nossa atuação e  otimização operacional, com a utilização de tecnologias modernas, limpas e sustentáveis”, finaliza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Venda Nova vai ganhar três relógios turísticos com termômetro

Geral

Atas de Registro de Preços vira alvo do Tribunal de Contas do ES

Geral

Carro pega fogo e fica completamente destruído em Marechal Floriano; veja vídeo

Geral

Prefeito de Marechal, Lidiney Gobbi, participa de assembleia do Sindsmaf e reafirma compromisso com servidores da Educação

Geral

Chamas destroem casa de madeira e se alastram para imóvel ao lado no Centro de Marechal; veja vídeo

Geral

Fogo destrói apartamento, provoca pânico e deixa feridos no Centro de Iúna; veja vídeo

Geral

População de Marechal Floriano é convidada para conferência municipal

Geral

Exportações de ovos capixabas ganham destaque no mercado internacional em meio à crise global de gripe aviária