terça-feira,
01 de julho de 2025

Saúde

Ministério Público reúne-se com TCU, TCE-ES e Sesa para discutir fiscalização da vacinação contra Covid-19

Foto: MPES

 

Redação

 

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da dirigente do Centro de Apoio Operacional de Políticas da Saúde (Caops), Inês Thomé Taddei Poldi, participou por videoconferência, na quinta-feira (28/01), de reunião com auditores federais de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU); com auditores externos do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES); com o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Luiz Carlos Reblin; e com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo Pacheco Lyra. Em pauta, o controle e a fiscalização dos Planos Estadual e Municipais de Vacinação, do armazenamento e refrigeração das doses das vacinas contra a Covid-19, e a observância da ordem de prioridades.

 

Na reunião, além dos esclarecimentos prestados em relação aos pontos destacados acima, discutiu-se formas e métodos eficazes para ampliar ainda mais a fiscalização, com o objetivo de se evitar no Estado exemplos dos chamados “fura-filas”, aqueles que não estão no grupo de prioridade imediata para a vacinação, mas que, de forma ilícita, conseguem a imunização.

 

Para a dirigente do Caops, manter e ampliar a fiscalização é extremamente necessário. “Em tempos de pandemia, quando países e Estados disputam as doses das vacinas disponíveis para conter a Covid-19, onde se faz necessário estabelecer prioridades para recebê-las, objetivando resguardar os mais vulneráveis e os profissionais de saúde – que estão expostos atuando na linha de frente -, os órgãos de controle precisam se unir para garantir uma fiscalização rápida e eficiente. O objetivo é coibir, no âmbito do Estado do Espírito Santo, toda e qualquer violação à ordem de prioridade preestabelecida. Qualquer comportamento do tipo denominado ‘fura-fila’ será repreendido e medidas serão adotadas para responsabilização nas esferas civil, criminal e administrativa”, salientou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Saúde

Cardiopatia congênita: conheça a malformação que afeta 29 mil crianças por ano

Saúde

Doador Voluntário de Sangue: um gesto de amor que salva vidas

Saúde

Com baixa cobertura nos grupos prioritários, Sesa alerta e reforça papel da vacinação contra a gripe

Saúde

Sesa confirma primeira morte por dengue e Oropouche em Anchieta

Saúde

Vacina contra a gripe é liberada para os capixabas acima de 6 meses

Saúde

Coçou os olhos sem lavar as mãos? Oftalmologista explica por que ato simples pode evitar doenças oculares

Saúde

Estado tem pouco mais de 260 mil doses de Influenza aplicadas e baixa procura

Saúde

Automedicação: a decisão que parece inofensiva, mas põe vidas em risco