terça-feira,
25 de agosto de 2026

Geral

Vargem Altense vai passar a pagar taxa pela coleta de lixo

Foto: Portal NC

 

Por Redação do portal Notícia Capixaba

 

Com prazo máximo até o dia 15 de julho, para aprovar e sancionar o projeto de lei que permite a cobrança pelos serviços de coleta de lixo, a Prefeitura de Vargem Alta juntamente com os vereadores aprovaram nesta última sessão o projeto que determina o novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, que faz parte da Lei nº 14.026, sancionada pelo Governo Federal no dia 15 de julho de 2020.

 

A justificativa do Legislativo foi que caso a aprovação do projeto não tivesse acontecido, a Prefeitura poderia sofrer punições legais, configurando renúncia de receita. Ou seja, o prefeito pode ser penalizado por estar deixando de arrecadar valores que deveriam ser cobrados.

 

Ainda segundo a justificativa do Legislativo, o valor da taxa a ser paga pelo contribuinte ainda não está definido e levará em consideração à área construída do imóvel, área construída total na área de prestação, categoria do usuário, fator de ajuste, entre outros critérios.

 

O cálculo, um tanto quanto complexo, também leva em consideração como o usuário é cadastrado no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Inclusive, a tarifa será lançada isoladamente em relação aos imóveis que já são beneficiados com isenção do imposto predial.

 

Porém, para obter a isenção da taxa o contribuinte deverá preencher, cumulativamente, alguns requisitos, como estar cadastrado do Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), atualizado nos últimos 24 meses, possuir renda familiar de até ¼ do salário mínimo nacional vigente, entre outros.

 

Os vargem-altenses já estão cansados de tantos tributos e, dia após dia, novos continuam a ser criados tornando a vida do contribuinte cada vez mais cara, recebendo em troca serviços públicos precários que, na maioria das vezes, deixam a desejar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público determina que a Prefeitura de Domingos Martins adote medidas urgentes para proteger animais em canil

Geral

Tribunal de Contas faz recomendações para que municípios do nordeste capixaba melhorem as ações de enfrentamento à pobreza

Geral

Corpos dos irmãos Gérson Peterle e Itamar Peterle, que morreram após o naufrágio de uma embarcação no Pará, chegam nesta quinta (13) em São Bento de Urânia

Geral

‘Auxílio-alimentação, em Marechal Floriano’: Prefeitura se manifesta sobre paralisação dos servidores

Geral

Prefeitura de Cachoeiro alerta para tentativa de golpe com falsas notificações enviadas por e-mail

Geral

Bombeiros resgatam novilha presa em ravina há dois dias em área de difícil acesso em Afonso Cláudio; veja vídeo

Geral

Incêndio de grandes proporções atinge apartamento em Venda Nova

Geral

614 MEIs são bloqueados por irregularidades fiscais no ES