quarta-feira,
17 de setembro de 2025

Geral

Situação do Rio Jucu é discutida em evento hoje em Campinho

Notícia Capixaba.

Com objetivo de apresentar o diagnóstico de um estudo realizado sobre a situação do Rio Jucu, profissionais da área de meio ambiente se reúnem nesta quarta (21), às 18, o Auditório da Escola Mariano Ferreira de Nazareth, em Campinho. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está mobilizando técnicos, professores, pesquisadores, entre outros trabalhadores para participarem do encontro.

Além de conhecer em que condições estão as águas dos rios Jucu e afluentes, o diagnóstico apresenta informações sobre os usos das águas da bacia hidrográfica, apontando como está a qualidade e os problemas que existem na região. A ideia é que os profissionais também levem os estudos que tenham para acrescentar às discussões e contribuir com informações.

As bacias hidrográficas dos Rios Jucu e Santa Maria são responsáveis por 95% da população da região metropolitana. A oficina estimula a participação da sociedade na discussão desse processo, onde os Comitês de Bacias Hidrográficas são interlocutores da população. A analista de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aline Keller Serau, reforça a importância da participação da população para contribuir com as decisões.

“O diagnóstico apresenta a situação das bacias hidrográficas, a quantidade e qualidade da água e das atividades que nela são exercidas. Sua elaboração compõe a primeira fase do projeto do Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento de Corpos de Água. Ambos são instrumentos das Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos”, afirma.

As consultorias contratadas pelo Iema para execução das atividades são: Consórcio NIP S.A. da Espanha e a PROFILL, do Estado do Rio Grande do Sul. Os recursos são do Projeto Florestas para a Vida provenientes do Fundo Global de Meio Ambiente (GEF). O projeto possui o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) como executores, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) como coordenadora e o Banco Mundial como agente implementador.

Saiba mais:

Plano de Recursos Hídricos: define os objetivos para o futuro das águas da bacia e para o desenvolvimento da região. Ele é instrumento de planejamento por meio do qual se determina como conservar, recuperar e utilizar os recursos hídricos a partir de orientações e atividades a serem executadas em médio e longo prazo. Além do acompanhamento e validação dos trabalhos, são os Comitês de Bacia que aprovam a versão final do Plano.

Enquadramento de Corpos de Água: busca garantir que a qualidade da água dos rios seja compatível com os usos da bacia hidrográfica (pesca, abastecimento, lançamento de efluentes, irrigação, entre outros) e com o desenvolvimento econômico local.

Informações adicionais:
Oficina de Diagnóstico do Rio Jucu:
Dia: quarta-feira (21)
Hora: 18 horas
Local: Auditório da Escola Mariano Ferreira de Nazareth – Travessa Augusto Schwambach, nº 87, Centro, Domingos Martins.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Justiça condena ex-servidor e ex-presidente da Câmara de Rio Novo do Sul

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Geral

Saúde de Marechal Floriano vira referência na Região Serrana

Geral

Exportação de cafés especiais do Brasil aos EUA despenca com tarifaço

Geral

STF condena os oito réus, entre eles, Jair Bolsonaro da ação por tentativa de golpe de Estado

Geral

Setores de comércio e serviços capixabas criam mais de 2 mil empregos

Geral

Governo do Estado forma mais de mil alunos na 2ª oferta do programa QualificarES

Geral

Decreto de Ferraço autoriza desassoreamento de rios para reduzir risco de enchentes em Cachoeiro