sábado

3/outubro/2026

Geral

Plenário rejeita benefício para militares da reserva no ES

Redação

 

Por 10 votos a favor e 6 contrários os deputados estaduais consideraram inconstitucional o Projeto de Lei Complementar (PLC) 39/2022, que garantia a concessão de auxílio-alimentação para os policiais militares da reserva que voltassem ao serviço ativo de forma voluntária. A matéria, do Dr. Rafael Favatto (Patri), foi avaliada na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) desta terça-feira (8).

 

Nas comissões reunidas de Justiça, Segurança e Finanças, o deputado Gandini (Cidadania) deu parecer pela inconstitucionalidade da matéria. Ele argumentou que a Procuradoria da Casa apontou vício de iniciativa. Conforme o parecer jurídico, a matéria deixou de observar a competência privativa do governador do Estado para iniciativa de leis que disponham sobre militares, seu regime jurídico, remuneração, reforma e transferência para a reserva. O relatório foi seguido pelos membros dos colegiados e depois confirmado pelo conjunto dos parlamentares. Dessa forma, a proposição foi arquivada. 

 

Mudanças nas leis

 

O PLC 39/2022 acrescentava itens a duas legislações estaduais. Na Lei Complementar (LC) 617/2012, que trata do retorno voluntário dos militares ao trabalho, incluía o auxílio-alimentação entre os direitos a serem pagos e estipulava que o responsável pelo pagamento seria o órgão público onde o militar presta serviço. Já na Lei 10.723/2017, que versa sobre o auxílio para os servidores estaduais, determinava que o valor do benefício deveria ser igual ao dos demais servidores do órgão.

 

Confira como ficou a Ordem do Dia:
 

  • 1. Projeto de Lei (PL) 188/2022, do Pr. Marcos Mansur (PSDB), que institui o direito à meia-entrada para professores das redes privadas e públicas. Prazo na Comissão de Justiça;
  • 2. Projeto de Lei (PL) 631/2021, de Gandini (Cidadania), que obriga o Poder Executivo, no prazo de até 60 dias, a regulamentar a utilização e circulação dos cicloelétricos com motor de propulsão elétrica. Prazo nas comissões reunidas; 
  • 3. Projeto de Lei Complementar (PLC) 39/2022, do Dr. Rafael Favatto (Patri), que inclui o inciso IV no artigo 4º, altera o artigo 8º da Lei Complementar (LC) 617/2012 e inclui o § 7º no artigo 2º da Lei 10.273/2017/2017. Arquivado;
  • 4. Projeto de Lei (PL) 469/2022, de Gandini (Cidadania), que dispõe sobre o aumento da frota do sistema metropolitano de transporte coletivo integrado (Sistema Transcol) e gratuidade aos usuários do sistema nos dias em que são realizadas as eleições federais, estaduais e municipais. Prazo nas comissões reunidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Mais de 700 apoiadores se reúnem em Cachoeiro em apoio a Ricardo Ferraço

Geral

Rota do Inhame avança com abertura de licitação para trecho da ES-383

Geral

Promessas eleitorais na internet agora podem virar provas em Cartórios de Notas do Espírito Santo

Geral

Piloto de Alfredo Chaves conquista título brasileiro de parapente e faz história no voo livre

Geral

Processo mais antigo do ES foi julgado depois de 114 anos em Venda Nova

Geral

Alfredo Chaves poderá ganhar segundo grande bosque de cerejeiras e ampliar roteiro de agroturismo

Geral

Atenção, motoristas! Detran alerta para golpes na hora de pagar taxas e multas

Geral

Tereza Eleonora Mauro comemora um século de vida em Castelo

plugins premium WordPress