sábado,
30 de agosto de 2025

Geral

Tribunal de Justiça mantém bloqueio dos bens de prefeito de Castelo

O desembargador substituto Lyrio Régis de Souza Lyrio, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), manteve o bloqueio dos bens do prefeito de Castelo (região sul), Jair Ferraço Júnior (PSB), que responde a uma ação de improbidade. Na decisão publicada nesta sexta-feira (8), o relator negou a existência de risco de lesão grave ou de difícil reparação em função da indisponibilidade dos bens do socialista até o limite de R$ 50 mil.

O Ministério Público Estadual (MPES) acusa o prefeito por supostas irregularidades no aluguel de espaços públicos na tradicional festa de Corpus Christi.

“Desse modo, à míngua de alegação e demonstração de circunstâncias objetivas, concretas, de que a decisão recorrida possa causar lesão grave ou de difícil reparação – não podendo tal juízo ser baseado em conjecturas – não se vislumbra comprovada a urgência necessária para a atribuição de efeito suspensivo ao presente recurso”, afirmou o desembargador substituto, que determinou a notificação das partes antes do encaminhamento do recurso para apreciação do órgão colegiado.

No recurso, o prefeito de Castelo negou a responsabilidade sobre os fatos denunciados pelo Ministério Público. De acordo com Jair Ferraço, o chefe do Executivo não seria responsável direto pela arrecadação de tributos. Sobre o bloqueio dos bens, o socialista alegou que não existiria comprovação do dano ao erário nos autos, bem como a suspeita de que estaria se desfazendo de seu patrimônio.

Além do prefeito, a denúncia cita ainda o ex-secretário de Turismo e Cultura, Marcos Antônio Lopes, que também teve os bens bloqueados pela Justiça. Nos autos do processo (0002006-54.2014.8.08.0013), a promotoria chegou a pleitear o afastamento cautelar de Jair Ferraço Júnior do cargo, mas o juiz não vislumbrou a presença dos pressupostos que autorizariam a medida extrema.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

BRK vira alvo da Agersa após esgoto ser lançado no Rio Itapemirim em Cachoeiro

Geral

Cachorro é salvo pelos bombeiros ao ficar preso em tubulação em Marechal Floriano

Geral

Municípios do ES batem recorde na despesa com educação, com mais de R$ 7 bilhões

Geral

Viação Águia Branca tem planejamento definido para assumir a operação das linhas da Itapemirim

Geral

Polícia Civil cumpre mandados contra casal suspeito de fraude milionária em Itapemirim

Geral

Você sabe o que fazer se pagar um boleto falso? Procon de Cachoeiro responde!

Geral

Três suspeitos de assaltar residência de vereador em Presidente Kennedy são detidos pela PRF em Guarapari

Geral

Tribunal de Contas emite determinações para adequação de edital de PPP para iluminação pública em Afonso Cláudio