Fotos: Rael Sérgio
![]() |
Rael Sérgio
Os internautas começaram a se manifestar sobre os dois redutores de velocidade que foram instalados na Rodovia ES-164, que liga Cachoeiro a Vargem Alta, próximo à ‘Curva da Morte’, local que é a campeã de acidentes entre as rodovias estaduais.
Os radares são as primeiras medidas adotadas pelo DER-ES, após a reivindicação de moradores da região, e dos prefeitos das duas cidades. Porém, os internautas não concordaram, e usaram as redes sociais para se manifestar.
Segundo eles, só a colocação de radares, não vai garantir mais segurança aos motoristas e evitar acidentes. “Será preciso instalar, também, sinalização avisando sobre os radares, lombadas eletrônicas e redutores de velocidade”, manifestaram.
![]() |
Os motoristas que conhecem o trecho relataram para o portal Notícia Capixaba, que o radar próximo à Curva da Morte, não vai resolver o problema, pois a maioria dos acidentes com morte é com os motoristas que não conhecem a serra.
“Precisa de placas para orientar e chamar a atenção e mais um radar depois do Mirante. Porque, os motoristas de carreta que descerem na terceira marcha no trecho da serra, correm sério risco de sofre um acidente. O correto para evitar o acidente é ter paciência, descer em marcha forte que é a primeira e no máximo a segunda”, relatam os motoristas.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou para Redação que durante 30 dias, o equipamento passará por teste e ficará apena piscante, e após esse período, será ligado para flagrar infrações. O limite de velocidade no local é de 40 km/h.
Além do radar, o DER-ES informou ainda que já iniciou estudos para viabilizar contratação de projeto de implantação de áreas de escape, tecnologia que começa a ser utilizada em algumas regiões serranas no Brasil.